A palavra grega cosmogonia é dividida pelos radicais cosmos (universo) e gonia (criação, palavra da qual se origina a gênese). A mitologia grega, assim como outras mitologias, como a egípcia, a nórdica, a africana e a hebraica, apresentam narrativas fantasiosas que atribuem a criação do Universo a seres sobrenaturais.
Para o Platão da República, o mito é o discurso pelo qual é comunicada toda informação sobre o passado longínquo que diz respeito aos deuses, aos demônios, aos habitantes do Hades, aos heróis e aos homens.
podemos ver que; caracteristica principal do discurso mítico era apresentar respostas para determinadas perguntas que não havia como explicar racionalmente certos fenômenos hoje explicados pela ciência.
Através do pensamento metódico e regrado oferecido pela razão, os gregos passaram a racionalizar as questões práticas do cotidiano e encontrar uma certa ordenação das coisas e do universo.
O idealismo parte do princípio de que há a existência metafísica de uma realidade complexa e ideal. O que é ideal é aquilo que existe enquanto ideia, enquanto conceito, como algo descolado da matéria. O idealismo é justamente a afirmação dessas ideais como ponto central do conhecimento.
Características da Filosofia Medieval A relação entre a razão e a fé; A existência e a natureza de Deus; Fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana; Individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.
Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.…
Parecem perguntas soltas, mas estão todas relacionadas a três grandes eixos temáticos, os principais problemas da filosofia medieval: Conhecer e entender a natureza divina; Compreender e determinar a relação da humanidade com a divindade; Estabelecer os campos da fé e da razão.
Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã. Portanto, os principais temas explorados estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina.
Os principais temas explorados por Tomás de Aquino foram: Realidade sensorial: tudo o que sentimos na realidade. Princípio da não-contradição: estudo sobre as dicotomias entre ser e não ser. Princípio da Substância: relacionado com a essência do ser e de seus aspectos não essenciais.