O reino Protista é um grupo muito diversificado, dentre suas características, podemos destacar: São eucariontes, apresentando, assim, núcleo delimitado pela carioteca e organelas membranosas; ... Organismos pertencentes a esse reino podem ser de vida livre ou viver em simbiose com outros organismos.
Nas classificações mais atuais, o Reino Protista foi expandido, passando a abrigar também as algas pluricelulares (antes classificadas dentro do Reino das Plantas). ... Quando nos referimos ao Reino Protista, incluindo as algas pluricelulares, podemos chamá-lo de Reino Protoctista, em uma classificação mais atual.
Antigamente, o Reino Protoctista era composto exclusivamente pelos protozoários (as algas não pertenciam a esse reino, mas sim ao Reino Metáfita). Na classificação atual, as algas passaram a pertencer ao Reino Protista, sendo necessária a alteração do nome, já que Protoctista se refere a protozoário.
→ Reino Monera: Agrupa organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula sem núcleo delimitado por uma membrana. Exemplos: Bactérias e cianobactérias. → Reino Protista (Atualmente chamado de Protoctista): Reúne seres unicelulares e pluricelulares, eucariontes, autotróficos ou heterotróficos.
O reino monera é o reino mais simples de todos, é formado por seres vivos procariontes como as bactérias e as cianobactérias. Esses seres vivos são muito diferente dos seres vivos dos demais reinos, tendo em mente que eles não possuem organelas, nem núcleo, nem organização celular e nem parede celular.
Nele estão inseridos as bactérias e as cianobactérias. A diferença entre eles é que no reino protista estão os organismos unicelulares eucariontes e no reino monera os unicelulares procariontes.
Bactéria é procarionte e Protozoário é eucarionte. Essa diferença é tão importante que os coloca em Reinos diferentes. As bactérias pertencem ao Reino Monera enquanto os protozoários pertencem ao Reino Protista. ... Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes e desprovidos de clorofila.
Já o vírus, são acelulares e dependem das células do próprio corpo para se desenvolverem. Assim, ele se multiplica no organismo na medida em que contamina outras células. Uma doença causada por fungos ou protozoários, pode ser percebida inicialmente por uma infecção na pele.
Micro-organismos (pré-AO 1990: microorganismos), microrganismos ou micróbios são organismos que só podem ser vistos ao microscópio. Incluem os vírus, as bactérias, os protozoários, as algas unicelulares, fungos (as leveduras unicelulares assim como os demais fungos pluricelulares) e os ácaros.
Cólera: causada pela bactéria Vibrio cholerae. Febre maculosa: é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Gonorreia: doença sexualmente transmissível causada pela Neisseria gonorrhoeae. Hanseníase: causada pelo Mycobacterium leprae.
Por apresentarem características próprias, tais como: não sintetizar clorofila, não possuir celulose na sua parede celular (exceto alguns fungos aquáticos), e não armazenar amido como substância de reserva, eles foram diferenciados das plantas. Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo.
Os fungos são heterotróficos, pois obtêm alimentos através de outros seres. As algas por sua vez são autotróficas, pois realizam fotossíntese para obter alimento. As bactérias podem ser autotróficas ou heterotróficas. As bactérias autotróficas são aquelas que realizam fotossíntese ou quimiossíntese para obter alimento.