Ser escalável significa ser capaz de crescer rápido. Geralmente, para tanto, é necessário desenvolver um modelo de gestão que possa ser reproduzido rapidamente, podendo então crescer sem perder tempo em ter que reinventar a roda.
Ter um negócio escalável significa gerar mais emprego, renda e impacto, onde estiver. Significa também reproduzir em grandes quantidades, repetidamente, aquilo que te dá ganho de escala e produtividade sem demandar recursos (dinheiro e/ou mão de obra) na mesma proporção.
Quatro características de um negócio escalável
Para um negócio ser repetível significa que ele é capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada. Dessa forma, não é viável muitas customizações ou adaptações, pois a meta é multiplicar. Já ser escalável significa crescer cada vez mais sem que isso influencie no modelo de negócios.
Isso só acontece quando a tecnologia é a intermediadora na entrega de produtos e serviços. Ser escalável significa crescer rapidamente sem que isso influencie no modelo de negócios. Um negócio repetível é aquele que consegue entregar o mesmo produto ou serviço em escala e de maneira ilimitada.
Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis independente da demanda.
As startups são caracterizadas por terem custos bastante pequenos em comparação com os lucros que obtêm, e estes costumam crescer exponencialmente. Por exemplo, empresas como Amazon, Apple, Google ou Microsoft começaram em casas ou até mesmo nas garagens de seus fundadores.
A ideia central do intraempreendedorismo é estimular os funcionários a pensar e agir como empreendedores, valorizando o olhar individual de cada um e as ideias que surgem no ambiente interno da empresa. ... Nessa empresa, ele percebe que os clientes têm uma dor não atendida e que representa uma oportunidade.
Para as empresas, o intraempreendedorismo auxilia a motivar os funcionários, ajuda na retenção de talentos e no crescimento de suas atividades. Já para o time, esse tipo de iniciativa serve como uma escola, pois permite vivenciar todos os obstáculos que existem no mercado, adquirindo novas experiências.
O Intraempreendedorismo é uma modalidade de empreendedorismo que não tem como objetivo fundar uma organização, mas sim criar ou desenvolver uma solução inovadora que contribua com a atividade de uma empresa já existente a qual o profissional responsável pelo projeto pertence.
Intraempreendedorismo como identificar?
Para essas empresas, o intraempreendedorismo é um conceito presente no cotidiano. ... Ele reflete em motivação para que os funcionários pensem e argumentem a respeito de novas possibilidades, bem como avalia positivamente e recompensa àqueles que assumem uma postura criativa.
O fator determinante para que uma empresa se torne inovadora é a construção de uma cultura organizacionalque transforme funcionários em intraempreendedores. ... Na 3M, essa cultura não foi moldada por seus fundadores, mas sim por seus primeiros líderes, em cada gesto, em cada tomada de decisão.
Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades. ... O Empreendedor está intimamente relacionado à inovação: na sua essência busca novos caminhos e não se intimida frente aos desafios.
Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.