Quando ele fala de perspectiva cidadã, quem é considerado cidadão hoje é quem consome. Os direitos estão relacionados a direitos à partir do capital, e não de uma cidadania que efetive direitos sociais”.
Significa que, na prática, os direitos dos cidadãos não estão sendo exercidos de forma plena. Em nossa sociedade, a mutilação da Cidadania ocorre quando os direitos dos cidadãos são colocados em segundo plano e/ou negados, seja pelo Estado ou por outros cidadãos.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. Essa expressão vem do latim civitas, que quer dizer cidade.
O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico. Assim, estabelece-se uma melhor noção das relações entre natureza e sociedade ao longo do tempo. ...
O meio técnico científico-informacional, tal como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de aprofundamento e considerações de caráter ontológico para transformar-se em conceito. Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.
Resposta: É correto falar do espaço geográfico como um meio técnico-científico-informacional quando * ... ( ) as motivações de uso dos sistemas técnicos são estranhas às lógicas locais e nacionais, e o espaço passa a se distinguir em função da extensão dos objetos culturais.
A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.
O meio técnico-científico-informacional está na base de utilização de todas as formas do espaço, que participa de processos vitais, e que fazem parte dos afazeres humanos, que estão presentes em nossos cotidianos. Tais como: computadores, rádios, telefones, plataformas de sons e audiovisual.
idade e difusão de telefones celulares, computadores, câmeras de vídeo, mercadorias com códigos de barras, entre outras mercadorias informatizadas.
O geógrafo Milton Santos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.
O meio técnico surgiu durante o final do século XVIII, Corresponde ao período em que o homem começou a "dominar a natureza" ou seja adapta-la aos seu interesses.
O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo. O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico..
Meio natural é aquele com o mínimo de interferência do homem, já o meio social é aquele em que o homem vive, onde há relações entre o homem e o ambiente, podemos dizer que é um meio técnico. O meio natural se caracteriza pelo emprego das técnicas vinculado a dependência sobre a natureza (uso do solo, agricultura).
Meio Natural: etapa compreendida antes da invenção das máquinas, ou seja, da técnica simples, que ocorreu da pré-história até a por volta da primeira revolução industrial. Nessa etapa os objetos eram feitos pelo homem. Os sistemas técnicos eram formados por objetos culturais.
A dinâmica natural condicionou a associação dos elementos no ambiente resultando nas unidades de paisagem abaixo (Quadro 1).
O Brasil possui uma industrialização atrasada, ou seja, ele se industrializou depois da maioria dos países, assim sendo na década de 50 houve um movimento de industrialização do Brasil, para que fosse possível aumentar a economia brasileira, e assim o meio natural foi sendo modificado para atender as necessidades ...
Objetivo(s) de aprendizagem: Compreender uma das facetas da expansão do meio técnico-científico-informacional que é a substituição do trabalho humano por robôs e/ou softwares e suas consequências como a intensificação do desemprego estrutural.
Considera-se, para fins de acumulação, cargo técnico ou científico como aquele que requer conhecimento técnico específico na área de atuação do profissional, com habilitação legal específica, de grau universitário ou profissionalizante de segundo grau.
Resposta: A revolução técnica científica e informacional é o marco da grande globalização. A globalização persiste na diminuição das distâncias, bem como a redução dos mais diversos problemas que poderiam ser encontradas na mesma, o uso das tecnologias é fundamental para que a globalização ocorra.
O meio técnico é o meio modificado pelos seres humanos, porém sem tanta inserção de tecnologia, como ocorreu na I Revolução Industrial. Já o meio tecno-científico representa a atual etapa da evolução humana, com o sistema de produção capitalista em seu auge, unindo a técnica e a ciência.