EQST

Quais As Caractersticas Do Ratio Studiorum?

Quais as características do Ratio Studiorum?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

Quais eram os métodos de ensino dos jesuítas?

A metodologia educacional jesuíta Sua metodologia era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum. ... Esse método tem como objetivo principal expandir a fé cristã aos povos que habitavam a Europa e toda região do Novo Mundo.

Como se caracterizou a metodologia utilizada pelos jesuítas para catequização dos indígenas?

A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.

Como era o processo de catequização dos indígenas?

Os jesuítas cumpriram funções de catequização, ensino e produção econômica no Brasil. Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. ...

O que os jesuítas ensinavam para os índios?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Como foi o encontro entre os jesuítas e os indígenas?

O termo interculturalidade denota a ideia de que existam possibilidades de diálogo entre culturas, portanto, podemos conceber o contato entre jesuítas e índios como um encontro intercultural, tendo em vista a comunicação estabelecida pela troca de elementos simbólicos.

O que eram as missões jesuíticas Brainly?

Podemos afirmar que as missões jesuíticas eram as administrações e acolhimento dos indígenas pelos padres jesuítas, que possuíam o objetivo tanto de organizar as aldeias quanto de atender aos indígenas e protegê-los dos portugueses, além é claro de educá-los e convertê-los ao cristianismo.

Em que os padres jesuítas contribuíram para o Piauí?

Mairton Celestino também observa a importância dos padres jesuítas no Piauí em “Africanos escravizados e índios aldeados na capitania de São José do Piauí (1720-1800)”. ... Miguel de Carvalho, que diz respeito ao protagonismo dos negros africanos e mestiços na colonização do Piauí.

Porquê e como elas foram destruídas?

Resultado: em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, acusados de controlar um "Estado dentro do Estado" e de insuflar os guaranis contra o domínio português, e elas foram destruídas pq porque representaram um entrave ao expansionismo europeu, devido ao alto grau de desenvolvimento e autossuficiência que adquiriram ...

Que fatores motivaram os jesuítas a construírem as reduções jesuíticas?

Resposta. O objetivo dos jesuítas com essas missões era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam sós conquistadores portugueses.

O que eram as reduções jesuíticas para que elas foram fundadas?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.

Qual a relação existente entre a estratégia da catequização?

Os jesuítas adotavam a estratégia de catequização por meio de peças teatrais, principalmente. Nessas peças, eles se utilizavam dos personagens da religião indígena para representar seres maus , como os demônios, enquanto os Santos da Igreja Católica eram os "mocinhos".

Por que as missões ou reduções jesuítas eram constantemente atacadas?

Pq os indígenas dessas missõeseram "civilizados" e portanto eram mais rentáveis no comércio de escravos. Então os bandeirantes atacavam as missões, apresavam os indígenas e vendiam-anos como escravos.

Porque era interessante para os bandeirantes atacavam as missões jesuíticas?

Resposta: Pois ao atacar as missões as bandeiras capturavam índios, que seriam comercializados como escravos e ainda seriam usados como mão de obra.

Por que as missões jesuíticas foram destruídas?

No Brasil, foram destruídas porque representaram um entrave ao expansionismo europeu, devido ao alto grau de desenvolvimento e autossuficiência que adquiriram ao longe de 200 anos, além de serem acusadas de promoverem a subversão contra o domínio português no Brasil.