São tubérculos: batata, beterraba, cenoura, inhame, mandioca, nabo, rabanete e tapioca.
Tubérculo é um órgão de armazenamento de amido (como uma batata) formado por inchaço de uma haste subterrânea ou a extremidade distal de uma raiz. Na botânica, um tubérculo é um crescimento, raiz ou caule (sobrecarga ou subterrânea) onde as reservas nutritivas de uma planta se acumulam.
Eles são a parte mais grossa de um caule, se comportam como órgão de reserva de energia e, por isso, são boas fontes de carboidratos. Raízes como a batata, inhame, mandioca, cenoura, beterraba, nabo e rabanete são alguns destes alimentos, que fornecem nutrientes como vitamina A, B, C, cálcio e fósforo.
Resposta. Resposta: Carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, fibra alimentar, cálcio, ferro, sódio, entre outros.
Dentre os carboidratos, o amido, carboidrato complexo, corresponde por 60 a 80% da matéria seca, e os açúcares glicose, frutose e sacarose são os principais carboidratos presentes nos tubérculos.
Exemplo de um esquema alimentar, que pode variar conforme o padrão alimentar do indivíduo: Café da manhã: 1 porção do grupo do arroz, 1 porção do grupo do leite e 1 porção do grupo das frutas (Exemplo: pão integral, café com leite, banana);
Grupo 4: Leite e derivados Localizado na parte intermediária da pirâmide, o leite e seus derivados são uma excelente fonte de cálcio, que é essencial para a constituição óssea e dos dentes. Além disso, também fornecem proteínas ao organismo. Os principais alimentos deste grupo são: queijo, leite, iogurtes, etc.
Já os alimentos estão organizados em quatro níveis e oito grupos alimentares; são divididos em:
Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos de alimentos e monte dietas mais saudáveis
Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta
As proteínas podem ser ingeridas nas três principais refeições:
A goiaba conta com com 2,6 gramas de proteína em 100 gramas. Mas, há mais - esta fruta é rica em licopeno, um antioxidante com ação anticancerígena. A tâmara tem cerca de 2,4 gramas de proteína por 100 gramas.