AJI-NO-MOTO®, glutamato monossódico, é o sal de sódio do ácido glutâmico, um dos aminoácidos naturais mais comuns. O ácido glutâmico é produzido em abundância em nossos corpos e encontrado em muitos alimentos que comemos todos os dias, incluindo carne, peixe, ovos e laticínios, bem como tomates, milho e nozes.
Basta triturar o sal grosso. Em seguida coloque sal no fundo de uma travessa ou assadeira e disponha a peça de picanha ou as postas em cima do sal e jogue um pouco de sal sobre a picanha. Deixe por exatos 5 minutos perto da churrasqueira pra que a carne absorva o sal.
O detalhe desta receita é a medida de sal que se utiliza no tempero da carne: para cada 1 kg de carne use 18 g de sal. Corte a carne tipo bife para grelha. Coloque a carne dentro de um saquinho plástico junto com os temperos, misture bem e coloque para assar. Se puder deixe de repouso por alguns minutinhos.
Vou deixar aqui uma receita simples de tempero para espetinho de carne para temperar a carne dos seus espetinhos ou a carne do seu churrasco de domingo....Ingredientes:
O ideal é usar sal médio, ou o sal grosso amassado. Aplique o sal na picanha, e caso coloque pimenta, alho ou outro tempero de seu gosto, tenha sempre o bom senso de não exceder.
Salpicar sal grosso na carne antes de colocá-la na grelha fará com que seu sabor não fique tão forte quanto salgar tempo antes, existe uma técnica em que você sela a carne dos dois lados, salga e deixa desidratar por uns 5 minutos. Nesse passo 2 a carne ficará suculenta também.
Para salgá-la, use sal grosso triturado e coloque sal de ambos os lados da carne, mas sem esfregar. Para assar dessa maneira, sele a carne colocando o espeto a cerca de 20 cm do fogo por alguns minutos para cada lado da carne e depois levante para cerca de 40 centímetros assando até o seu ponto desejado.
Coloque a picanha com a gordura virada para cima. Salpique um pouco mais de sal sobre a picanha e cubra a assadeira com papel alumínio. Certifique-se de preaquecer o forno e leve a picanha para assar em 220ºC por 45 minutos a 1 hora. Após esse tempo, retire a picanha e remova o excesso de sal grosso de cima da carne.
Em uma grelha com fogo bem forte, coloque a peça de picanha inteira com a gordura virada para baixo. Aguarde até que o fogo suba e deixe a capa de gordura ligeiramente dourada. Vire a carne com a gordura para cima e asse por mais 3 a 4 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos.
Para deixar a carne macia, você precisa apenas despejar um pouco de bicarbonato de sódio na peça e deixá-la descansando por aproximadamente 2 horas. Depois desse processo, lave a carne em água corrente e tempera-a como quiser.
Passe a faca do lado com mais gordura, por cerca de 2 centímetros de espessura. Como o objetivo costuma ser assar bem por fora e deixá-la suculenta por dentro, o ideal é deixar o corte mais grosso. Caso fique mais fino, vai assar de forma igual por dentro e por fora.
“O abacaxi utiliza três gramas para um quilo de carne. Bato a fruta com uma xícara de água no liquidificar. E depois deixar a carne de molho por no máximo 10 minutos. O abacaxi quebra as cadeias musculares”, explicou.
Por que o suco do abacaxi ajuda a amaciar a carne? O segredo está numa enzima que ele contém, a bromelina, especializada em quebrar outras moléculas. Ela age sobre o colágeno e a miosina – proteínas que formam as fibras da carne –, partindo-as em pedaços menores (veja o infográfico).
Amaciante de Carne: Deixe sua carne mais macia com Coca-Cola, deixe de molho por 30 minutos que será o suficiente. Remover Ferrugem: Para remover pontos de ferrugem dos para-choques cromados de automóveis, esfregue o para-choques com um pedaço de papel alumínio embebido em Coca-cola.
Isso mesmo, você também pode amaciar a carne com apenas este ingrediente, o limão. Basta espremer o suco do limão em cima da carne e com a ajuda de uma colher, ou com suas próprias mãos, espelhe por toda a carne. Deixe de molho por algumas horas e está pronto.
Modo de Preparo