Em cladística, chama-se parafilético a um táxon que inclui um grupo de descendentes de um ancestral comum em que estão incluídos vários descendentes desse ancestral porém não todos eles. Exemplo: O grupo dos répteis não inclui as aves, que descendem destes.
Reptilia é um grupo parafilético, porque não possui uma espécie ancestral exclusiva de todos os seus membros - o ancestral imediato comum a todos os répteis (a primeira espécie de Amniota), é também o ancestral de mamíferos e aves.
Os répteis são animais ectotérmicos, ou seja, não são capazes de manter a temperatura corporal utilizando seu metabolismo.
Os animais ectotérmicos não produzem calor suficiente para a termorregulação, assim, ajustam suas temperaturas corporais por meio de mecanismos comportamentais.
Designação de seres vivos animais cuja fonte de calor corporal provém fundamentalmente do meio exterior. Nos animais como os peixes, os anfíbios e os répteis, a intensidade metabólica é muito baixa e não existe revestimento que evite as perdas de calor.
A termorregulação pode ser entendida como um conjunto de mecanismos que permitem regular a temperatura corporal interna de um organismo, de forma a mantê-la dentro de valores compatíveis com a vida quando a temperatura do meio externo varia.
A termorregulação é realizada por um sistema de controle fisiológico, que consiste em termorreceptores centrais e periféricos, um sistema de condução aferente, o controle central de integração dos impulsos térmicos e um sistema de respostas eferentes levando a respostas compensatórias2 (Figura 1).
É que a pele está dando mais uma mãozinha para regular sua temperatura, desta vez através do aumento do calibre dos vasos sanguíneos. Este aumento chama-se vasodilatação, e permite que a perda de calor seja mais rápida, já que circula maior quantidade de sangue esfriado pelo corpo.
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Regulação da temperatura: a temperatura do sangue que passa pelo hipotálamo regula a atividade dos neurônios, aumentando assim a atividade e temperatura, regulando-a. Regulação hídrica: controla a água corporal através da sensação de sede e perda de água pela urina.
Nos mamíferos e aves, animais homeotérmicos (de sangue quente), a temperatura corporal mantém-se relativamente constante, apesar de amplas variações na temperatura ambiente, isso ocorre devido a água que atua como isolante térmico, mantendo a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no ...