Amar-se não quer dizer que você não vai precisar do outro, pois somos seres relacionais....
Sim. Importantíssimo! Na verdade, o gostar de si mesmo (ação) representa a autovalorização do indivíduo perante outras pessoas na sociedade. Nesta perspectiva, existem várias formas de uma pessoa gostar de si mesma.
Em coluna publicada no The New York Times, Alina Tugend escreveu sobre o assunto e reuniu dicas valiosas de especialistas em carreira para quem está nessa situação.
Quando você se odeia, você se contenta com menos do que merece. Você pode entrar em relacionamentos insalubres e permanecer por muito mais tempo do que deveria, porque sente que nunca mais vai encontrar amor. ... Quando você se odeia, você tem dificuldade em aceitar o amor e aceitar elogios.
Talvez seja por um sentimento de solidão, pela falta de comunicação com os outros ou porque estamos passando por uma etapa ruim da vida. ... Se nos deixamos levar por esse sentimento de rejeição, é provável que isso nos traga problemas mais sérios, como a depressão ou o medo de nos relacionarmos com os outros.
Você não gosta de você mesmo(a) e pensa que ninguém pode gostar de você. É possível que uma autoestima negativa ou uma autoimagem ruins sejam as razões que fazem você sentir que ninguém gosta de você. ... Esta é outra possível razão para você sentir que ninguém é atraído por você. Você tem expectativas pouco realistas.
"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.