a) Se alguém quer vir após mim: Jesus está claramente identificando aqueles que de alguma forma simpatizam com Sua mensagem, pessoas que O seguiam por algum motivo. ... Jesus prepara seus ouvintes para escutar a sequência das exigências de para os que desejavam segui-Lo.
Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!” Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.
Temos as Palavra de jesus de Lucas 9.
Logo, negar a si mesmo significa fazer o mesmo que Jesus fez: renunciou o fato de ser Deus, poder escapar da morte, e entregou-se à missão que o Pai o designou (Leia Mateus João Filipenses 2: 5-8).
Ou seja, a renúncia abdicativa é aquela que o herdeiro pura e simplesmente ao direito. Já na renúncia translativa, o herdeiro renuncia ao direito em favor de outrem. É o caso, por exemplo, de um herdeiro que renuncia à herança em favor de um dos irmãos, que vive em piores condições financeiras.
A renúncia pura e simples beneficia o monte-mor, ou seja, os demais herdeiros de mesma classe do renunciante, ou, os da classe subsequente, na falta daqueles10. Ratificando tal dispositivo, o artigo 1.
A renúncia da herança é negócio jurídico unilateral, pelo qual o herdeiro manifesta a intenção de se demitir dessa qualidade. É o ato pelo qual o herdeiro declara expressamente, que não quer aceitar, preferindo conservar-se completamente estranho à sucessão.