Astenospermia é o termo médico para uma condição na qual os espermatozoides têm uma motilidade reduzida - a capacidade de nadar ou de se mover. ... Para superar a infertilidade devido a astenospermia , podem ser usadas tecnologias de reprodução assistida , como a injeção intracitoplasmática de espermatozoides.
Para os casos em que a morfologia de Kruger é menor do que 5%, é aconselhado um tratamento de ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides), uma técnica que permite inserir um espermatozoide “saudável”, selecionado microscopicamente, diretamente dentro do óvulo com o auxílio de uma agulha de máxima precisão.
Os tratamentos cirúrgicos considerados para os homens envolvem, principalmente o tratamento de varicocele ou reversão da vasectomia. E no caso de ausência de espermatozoides no sêmen, podem ser utilizados procedimentos cirúrgicos para a coleta dos espermatozoides diretamente do testículo ou do epidídimo.
A infertilidade masculina pode ser reversível Até mesmo quando a produção de espermatozóides está baixa ou irregular, se houver um acompanhamento médico correto, o homem consegue engravidar a sua companheira.
A nossa especialista: Joana Carvalho, nutricionista das lojas Celeiro
Preparo do paciente Antes de realizar o exame, o paciente deve ficar em abstinência sexual de três (mínimo) a cinco dias (máximo), período em que também não deve se masturbar, pois a quantidade e qualidade do esperma é afetada pela quantidade de vezes que o homem ejacula..
ANTES DA COLETA: Permanecer de três a sete dias(cinco dias é considerado ideal) sem qualquer tipo de atividade sexual. A contagem desse período inicia-se no primeiro dia de abstinência sexual.
- Deve urinar antes da coleta do esperma. - Jejum não necessário. - Trazer anotado os medicamentos em uso dos últimos 7 dias. - Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 48 horas.