Analisando os métodos de custeio em separado nota-se que são antagônicos, porém complementares em relação as necessidades das empresas, pois, enquanto o custeio por absorção atende aos Princípios da Contabilidade e à Legislação Fiscal, a variável fornece informações para a tomada de decisão. ... Contabilidade de Custos.
Como critério de rateio, vamos adotar o Custo de Mão-de-obra Direta. Assim, dividindo os Custos Indiretos, de 100 mil, pelo Custo de Mão-de-obra Direto de 13.
Como funciona o custeio variável? O custeio variável é um tipo de custeio que considera como custo de produção apenas as despesas variáveis que foram reportadas em determinado período. Ou seja, o que integra o custo variável de uma empresa variará de acordo com a sua atividade-fim, serviço ou produto.
Cabe salientar-se que a filosofia do sistema de custeio por absorção é aquela que diz que são os produtos que consomem os recursos das empresas, enquanto que a filosofia do sistema de custeio abc é aquela que define que são as atividades da empresa que consomem os recursos, por isto, elas que devem ser o centro das ...
As maiores vantagens do método de custeio variável é definir a margem de contribuição, já mencionada acima, e esclarecer os custos dos produtos. No entanto, a sua desvantagem é que os dados apurados não são úteis em longo prazo e também não são podem ser usados na contabilidade da empresa.
Todas as anteriores estão corretas. 5) Quando há diferença no valor do resultado operacional entre o Custeio Variável e o Custeio por Absorção, essa diferença está sempre, apenas, no tratamento dos: A. Custos indiretos.
O método do custeio variável se fundamenta no pressuposto de que os custos fixos são considerados como custos do período necessários para manter a estrutura da empresa, sejam os produtos fabricados ou não. Assim, neste tipo de custeio, somente os custos variáveis de produção são alocados aos bens e serviços produzidos.
O custeio variável, ou custeio direto, é um dos métodos mais utilizados pelas empresas para contabilizar e alocar seus custos. ... Custos variáveis: são os custos que variam conforme o volume de produção e vendas da empresa, aumentando ou diminuindo proporcionalmente de acordo com os resultados do período.
O Custeio Pleno ou RKW é um método de determinação dos preços dos produtos com base na alocação dos custos fixos e variáveis, somados a eles também as despesas que a empresa apresenta.
O sistema do Custeio ABC identifica custos indiretos, levando em conta todas as atividades, porém considerando cada uma delas de forma específica. Assim, o sistema de Custeio ABC ordena as atividades que “sugam” mais recursos da empresa. Essa ordenação não ocorre em outros sistemas de custeio.
CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMA DE CUSTEIO. Os sistemas de custeio referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos internamente dentro da entidade. ... Custeio significa método de Apropriação de Custos. Assim, existe Custeio por Absorção, Custeio Direto, Custeio Padrão, Marginal, ABC, RKW e etc.
“No custeio por absorção, todos os custos de produção são alocados aos bens ou serviços produzidos, o que compreende todos os custos variáveis, fixos, diretos ou indiretos. Os custos diretos, por meio da apropriação direta, enquanto os custos indiretos, por meio de sua atribuição com base em critérios de rateios.
Os custos indiretos são aqueles que não têm necessariamente uma relação direta com algum produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas ainda assim são essenciais para o funcionamento do negócio, então são rateados em diferentes critérios.
Basicamente consiste na apropriação de cada custo em uma Ordem de Produção (OP), o que torna mais fácil sua visualização. Precisamos esclarecer que é mais apropriado utilizá-lo quando os produtos diferem no tipo de material e trabalho utilizado. Como exemplo temos marcenarias, gráficas, etc.
Custo-padrão é o custo planejado para a produção de um bem. Funciona como uma forma de planejamento, dentro de condições previstas. Também serve como uma medida de eficiência do processo produtivo, já que, ao ser comparado com o custo real, identifica os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos.
O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...
O direcionador de custos, no popular da controladoria chamados de “driver de custeio”, pode ser definido como uma transação que determina a quantidade de trabalho aplicada em uma atividade para saber o seu custo, assim como a quantidade de atividade usada para a produção de um produto ou a entrega de um serviço.