9 Benefícios da Educação Corporativa
7 vantagens da Universidade Corporativa
Ou seja, a Educação Corporativa preocupa-se em treinar pessoas para o negócio funcionar. ... Já os treinamentos tradicionais têm um formato amarrado, sem foco nos objetivos estratégicos da empresa e não mensura os resultados dessas ações.
A ideia da Educação Corporativa surgiu por volta de 1980, nos Estados Unidos como uma alternativa para melhorar a capacitação de cada profissional, objetivando tornar as organizações bem mais competitivas.
Aqui no Brasil a Educação Corporativa começa a chegar de forma bem tímida na década de 1980 quando segundo alguns autores é possível identificar mudanças no sistema de gestão de pessoas e algumas adequações das organizações ao mercado de trabalho.
Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.
Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.
A educação corporativa aumenta o know-how da empresa, enquanto a gestão do conhecimento incentiva o compartilhamento do conhecimento entre colaboradores, descentralizando o capital intelectual que, geralmente, fica restrito a um pequeno grupo.
A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
Qual a importância da gestão do conhecimento? ... A gestão de conhecimento, quando bem aplicada, consegue fazer a intermediação do que será transmitido e o conhecimento adquirido pelo colaborador. Todo esse processo é de grande importância para a empresa que começa a entender o colaborador como capital intelectual.
Sendo assim, a gestão do conhecimento aumenta a capacidade da organização de aprender com seu ambiente e incorporar conhecimentos a seus processos. ... Refere-se ao conjunto de processos desenvolvidos em uma organização para criar, armazenar, transferir e aplicar conhecimento.
Bem integrados à cadeia operacional da empresa, os processos de gestão da informação dão ao negócio a capacidade de melhorar suas rotinas de tomada de decisão e, como consequência, ampliar as taxas de sucesso do empreendimento.
A importância da gestão do conhecimento está nas habilidades e competências individuais que são extremamente importantes para a integração entre a empresa estudada e seus colaboradores, pois competências e habilidades somadas possibilitarão a eficiência e a eficácia dos objetivos empresariais.