Assim, solos de regiões tropicais têm composição mineralógica bastante diferente da dos solos de regiões temperadas, pois se desenvolvem sob condições quentes e úmidas, favorecendo a presença de minerais em estádios mais avançados de intemperismo.
Nas regiões tropicais úmidas, o intemperismo químico é mais intenso, resultando em grande perda de bases e sílica e em acumulação relativa de óxidos de Fe e Al, processo denominado Laterização. Solos desenvolvidos sobre este material têm a fração coloidal composta basicamente por gibbsita, goethita e hematita.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.
ROCHAS: São os principais materiais de origem dos solos. Dependendo do tipo de rocha, os solos podem ter mais ou menos areia e argila, e serem férteis ou pobres. CLIMA: Climas quentes e úmidos favorecem a formação de solos profundos; em climas áridos, os solos tendem a ser mais rasos e pedregosos.
A altitude é um dos principais fatores que influenciam o clima de uma região. Existem muitos fatores que influenciam a dinâmica climática, como a latitude, os ventos, as massas de ar, a umidade, as chuvas, a maritimidade e a continentalidade, a temperatura dos oceanos, entre outros.
Com certeza, o clima influencia de muitas formas a vida do ser humano desde de economia a lazer. por exemplo num lugar frio o humano terá hábitos diferentes de um outro humano que mora no litoral. E também o clima influencia os animais,saúde,vegetação etc.
Existe uma série de fatores que influenciam o clima, como a latitude, a altitude, as massas de ar, as correntes marinhas e a maritimidade ou continentalidade, isso sem falar da ação humana. A Latitude é um dos fatores que mais interferem no clima.
Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).
Portanto: Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.
A continentalidade, quer dizer que, quanto mais distante dos oceanos e mares, menor será a umidade do ar e quantidade de chuvas. E a maritimidade, determina que quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e a quantidade de chuvas.
A influência das correntes marítimas no clima se dá principalmente pela regulação por parte dessas correntes da composição das massas de ar. As correntes marítimas são movimentações das águas dos mares e oceanos com características comuns em termos de composição e temperatura.
As correntes marítimas possuem direção constante e influenciam no clima de diversas regiões da terra onde atuam, pois transportam consigo temperaturas e umidades variadas.
Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.
Resposta. A corrente do Golfo interfere no clima do continente europeu, sendo empurrada pelos movimentos dos ventos em direção ao norte da Europa. [Assim, ela aquece a porção da Europa ocidental (Noruega, Irlanda, Grã-Bretanha) e evita, dessa maneira, o congelamento de determinadas áreas.]
A corrente de Humboldt é um exemplo de correntes marítimas comportando-se como um fator climático. ... A Cordilheira dos Andes impede que os ventos do leste cheguem até a região do Atacama, contribuindo ainda mais para o seu clima desértico.
Resposta. Resposta: Outra importante função das correntes marítimas em relação ao clima global é a distribuição das temperaturas, que impede que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, pois distribuem o calor.
As partículas de água transportadas pelas correntes marinhas promovem uma distribuição de temperaturas ao longo dos lugares por onde passam. Isso impede, por exemplo, que locais sob uma maior radiação solar fiquem continuamente mais quentes, enquanto os polos são sempre mais frios.
A corrente do Brasil A corrente Sul-Equatorial do oceano Atlântico, que se movimenta no sentido leste-oeste na altura do equador, bifurca-se ao alcançar a costa nordestina brasileira. A que se desvia para o norte, é denominada corrente das Guianas, e a que se volta para o sul, corrente do Brasil.
As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade. A formação das correntes marítimas, de acordo com diversas pesquisas, é resultado, dentre outros fatores, da influência dos ventos.
Resposta. As correntes marítimas são movimentos de grandes massas de água dentro de um oceano ou mar. Tal qual a circulação dos ventos, as correntes marítimas têm a característica de influenciar o clima das regiões em que atuam, possuem direções e constâncias bem definidas.
Resposta. Resposta: As correntes marítimas se formam: pelo deslocamento dos ventos na superfície da água, pelo movimento de rotação da terra e pelas diferenças de densidade entre regiões com diferentes temperaturas.
Resposta. As correntes marítimas são porções de água que se deslocam impulsionadas por vários fatores que se inter-relacionam, formando verdadeiros “rios” dentro dos oceanos.
Correntes marítimas são deslocamentos de massas de água oceânicas geradas pela inércia de rotação do planeta e pelos ventos. As correntes se movimentam por todos os oceanos do mundo, transportando calor e por isso apresentam influência direta na pesca, vida marinha e no clima.
Correntes frias: inversamente, as correntes frias são provenientes de faixas polares, com elevadas latitudes, sendo, portanto, mais frias. Elas deslocam-se em direção à Linha do Equador.
No que diz respeito as correntes marítimas temos que elas amenizam o clima, deixando o frio nem o calor não tão intensos. Isso ocorre porque a água demora mais a perder calor. Quando amanhece a água ainda está mais fresca e a brisa marítima diminui a sensação de calor.
A principal causa de movimento profundo de correntes oceânicas é o movimento de rotação da Terra. O movimento na superfície das correntes oceânicas tem como causas o deslocamento dos ventos e das massas de ar, bem como,das diferenças de temperatura, de salinidade e de pressão atmosférica.