Supor previamente; imaginar; conjecturar: ele dizia que era capaz de pressupor acontecimentos futuros. Construir uma suposição sobre a existência de algo ou de alguém; subentender, presumir: o sucesso pressupõe inteligência e disciplina. [Gramática] O verbo pressupor tem como particípio passado pressuposto.
21 sinônimos de pressupõe para 2 sentidos da palavra pressupõe: Supõe antecipadamente: 1 presume, conjectura, imagina, supõe, calcula, deduz, depreende, infere, pensa, suspeita, interroga-se, julga, pressente, prevê, prognostica, adivinha, conta, admite.
Em outras palavras, podemos dizer que o implícito em um texto é tudo o que está presente nesse texto pela sua ausência – os subentendidos; é tudo o que não está dito, mas que também está significando.
Ou seja, são hipóteses ou pressupostos. As premissas são sentenças consideradas como verdades que não podemos necessariamente comprovar, pois elas dependem de fatores externos. Podemos, por exemplo, considerar como premissa do projeto Construção de um prédio a seguinte frase: “Não irá faltar operário durante a obra”.
Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa. Inferência é a operação pela qual se passa da verdade da premissa para a verdade da conclusão.
Objetivo = Meta ou alvo que se quer atingir, posição estratégica a ser obtida. Diretriz = Linha segundo a qual se traça um plano de qualquer caminho; conjunto de instruções ou indicações para se levar a termo um negócio ou empresa (no caso, sua meta ou alvo).
Para poder definir um rumo preciso, as empresas devem estabelecer uma missão e ter objetivos claros. Para alcançar esses objetivos e continuar no rumo do sucesso é necessário conceber estratégias que as diferenciem da concorrência. Empresas que buscam vantagem competitiva podem escolher diversos caminhos estratégicos.
A missão, visão e valores de uma empresa fazem parte de um conjunto que é chamado por alguns teóricos da administração como diretrizes organizacionais. Tratam-se de regras e normativas que devem ser seguidas para que a organização consiga ter uma postura estratégica clara, além de formar uma boa cultura organizacional.
Diretrizes clínicas, em sentido amplo, são documentos informativos que incluem recomendações dirigidas, no sentido de aprimorar o cuidado prestado ao paciente.