Os formandos do Curso de (nome do curso), Turma (nome da turma), representados pelo(a) Presidente da Comissão de Formatura abaixo assinado(a), através deste, têm a honra e o prazer de convidá-lo(a) para ser o (Paraninfo/Professor/Homenageado/Funcionário/Homenageado) da turma, para a Colação de Grau a realizar-se no dia ...
Qual a função do paraninfo? Paraninfo é o padrinho da turma e, formalmente, é quem recomendará o bom desempenho dos graduandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O paraninfo é a pessoa que também entrega os certificados aos seus afilhados.
Atualmente, paraninfo quer dizer a pessoa – na grande maioria dos casos, um professor – que é escolhida para ser o padrinho da turma, ou seja, aquele que foi escolhido para ser homenageado de uma turma de formandos durante a cerimônia de colação de grau.
O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.
Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma gema preciosa que representa o curso.
Anel de formatura: anelar esquerdo. Para a cultura oriental o dedo anular é regido pelo Sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso pessoal e profissional. Por isso, segundo essa teoria, colocar o anel de formatura no dedo anular da mão esquerda abre uma porta para o sucesso.
O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita.
Olha só! Gente, o anel de namoro deve ficar na mão direita, no dedo anelar, viu? Já quando é noivado, não tem uma regra certinha: se só a mulher for usar, o ideal é que ele fique na mão direita. Agora, se o pedido de noivado for com aliança pro casal, o mais comum é colocar na mão esquerda, no dedo anelar.
O dedo médio representa responsabilidades, metas e restrições. Por estar posicionado no meio da mão, é interpretado como símbolo de equilíbrio e individualidade. O uso do anel no dedo médio também pode ser indício de desejo de estabilidade na vida e, talvez, insegurança e medo de assumir comprometimentos.