Portanto os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA. Os classificadores para PESSOA e ANIMAL podem ter plural, que é marcado ao se representar duas pessoas ou animais simultaneamente com as duas mãos ou fazendo um movimento repetido em relação ao número.
Assim, na LIBRAS, os classificadores são formas que, substituindo o nome que as precedem, pode vir junto ao verbo para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo. Portanto os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL, COISA.
Os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter e haver e por um verbo principal no particípio, do qual resulta uma locução verbal. Para formar os verbos compostos somente conjugamos o verbo auxiliar, uma vez que o verbo principal estará sempre no particípio.
Não há flexão de gênero em LIBRAS, os substantivos e adjetivos são, em geral, não marcados. Porém, quando se quer explicitar substantivos dentro de determinados contextos, a indicação de sexo é feita pelo sinal "Homem/ Mulher", para pessoas e animais.
Características próprias das línguas de sinais As frases e sentenças são formadas a partir de palavras; as palavras são formadas a partir de unidades menores, morfemas; e os morfemas, são formadas a partir de fonemas. ... Nos sinais compostos, duas unidades preexistentes na língua se juntam para criar um novo vocábulo.