Ponto de consolidação (CP): Ponto com elementos de conexão (ex: patch panel) localizado no cabeamento horizontal, entre o FD e a tomada de telecomunicações. Cabo que interliga o CP a uma tomada de telecomunicações.
O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos.
100 metros
Cabos UTP (Unshielded Twisted Pair) Cabos UTP são os mais comuns nas conexões de redes Ethernet devido ao seu baixo custo se comparado aos cabos coaxiais e fibras ópticas. Por não terem blindagem, são mais sensíveis a interferências e ruídos externos, podendo causar redução no tráfego dos dados.
Todo cabo de rede utiliza um conector. O cabo coaxial, por exemplo, utiliza o conector BNC, já os cabos de par trançado utilizam conectores RJ-45 que possuem 8 pinos: um para cara fio em dois padrões.
RJ45
Os cabos de par trançados são compostos por 4 pares de fios de cobre que, como o nome sugere, são trançados entre si. Este sistema cria uma barreira eletromagnética, protegendo as transmissões de interferências externas, sem a necessidade de usar uma camada de blindagem.
Como faço para identificar a categoria de um cabo de rede ( categ. 3,4,5, 5e, 6)? Valeu! Velhão eh só procurar no próprio cabo.......eles sempre mostram a categoria (pelo menos os cabos q conheço) entre outras informações como a metragem.
De acordo com o cabo ter uma camada de blindagem, existem dois tipos comuns de cabos de par trançado – cabo de par trançado blindado (STP) e cabo de par trançado não blindado (UTP). O cabo STP está disponível para redes Token Ring, enquanto o cabo UTP é mais adequado para redes Ethernet.
Cabo de rede Cat6 A categoria 6a (augmented – na tradução, ampliado) foi criada para possibilitar o uso de cabos de rede em até 100 metros em redes 10G, pois suportam frequências de até 500 MHz e integram medidas que minimizam a perda de sinal e a ocorrência de interferências entre os pares, chamada de crosstalk.
A categoria de cabo UTP que suporta 10 gb/s é a categoria 6e. Sendo o cabo UTP, um cabo de par trançado não blindado. O cabo UTP trata-se de um cabo de par trançado que possui cabos de fios entrelaçados entre si, de forma a cancelar as interferências eletromagnéticas.
Qual o tipo de tecnologia mais adequada para se criar uma rede local baseada em cabos par trançado e conectores RJ45? a) ATM.
Os cabos cat 5e devem suportar os mesmos 100 MHz dos cabos cat 5, mas este valor é uma especificação mínima e não um número exato. Nada impede que fabricantes produzam cabos acima do padrão, certificando-os para freqüências mais elevadas.