Polispermia. A polispermia ocorre quando mais do que um espermatozoide consegue penetrar no oócito, resultando num zigoto poliploide e normalmente inviável. Durante a fertilização, o oócito possui mecanismos para prevenir a poliespermia, sendo um deles o bloqueio da polispermia pela zona pelúcida.
O bloqueio da polispermia permite que apenas um espermatozóide se fu- sione com o ovo e libere seu núcleo no citoplasma dele. Em ouriços-do-mar, o primeiro bloqueio é rápido e parcial e o segundo resulta da liberação do conteúdo dos grânulos corticais no exterior para formar uma membrana de fecundação impenetrável.
A zona pelúcida também é revestida por células foliculares ovarianas, que nutriram o ovócito durante todo o seu desenvolvimento. Essas células têm a função de proteger o óvulo contra choques mecânicos e também de permitir a entrada de apenas um espermatozoide no gameta.
Uma vez que um dos espermatozóides termina o percurso, ocorre o início da fase de prevenção da polispermia, que apresenta uma etapa rápida, envolvendo a alteração de potenciais elétricos na membrana e uma etapa lenta, onde ocorre a liberação de enzimas proteases, mucopolissacarídeos e peroxidases, pelos grânulos ...
Os mecanismos mais comuns para prevenir a poliespermia são: um bloqueio rápido, alcançado através de uma alteração elétrica na membrana plasmática do ga- meta feminino, e um bloqueio mais lento, provocado pela exoci- tose dos grânulos corticais. É a penetração de múltiplos espermatozoides no gameta feminino.
Fases da Fertilização
A fertilização numa seqüência de eventos que começam com o contato de um espermatozóide e um ovócito secundário, terminando com a fusão dos núcleos do espermatozóide e do óvulo e a conseqüente mistura dos cromossomos maternos e paternos na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto.
A fecundação humana é o momento de encontro do espermatozoide com o óvulo. Em seguida o gameta feminino estará pronto para ser fertilizado pelo masculino e inicia-se o processo de formação do embrião. A fertilização e a implantação do embrião na parede do útero, que dá início à gravidez, constituem a concepção.
O primeiro estágio da clivagem é a mórula, um maciço celular originado entre o terceiro e quarto dia após a fecundação. Na segunda e última etapa ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.
Como acontece a fecundação humana A fecundação humana acontece quando um espermatozoide entra no óvulo, na primeira porção da trompa de Falópio, fazendo com que a mulher fique grávida. Quando um espermatozoide consegue penetrar no óvulo, imediatamente a sua parede impede a entrada de outros espermatozoides.
O ácido fólico ajuda a engravidar? Não, o ácido fólico não ajuda a conceber, mas é vital para apoiar o desenvolvimento saudável do tubo neural nos estágios iniciais da gravidez. Por isso, é considerado um complemento importante para a concepção e a rotina de gestação.