Resposta. Em termos de hemisférios, encontra-se situado totalmente no hemisfério ocidental, a maior parte de sua extensão está hemisfério sul e uma pequena parte situa-se no hemisfério norte.
Já a América portuguesa, território que deu origem ao Brasil, manteve a unidade territorial e a monarquia. ... Já para o historiador Luís Felipe de Alencastro, a unidade territorial do Brasil foi mantida porque as elites consideravam que, com um governo central forte (Império), seria mais fácil manter a escravidão.
Resposta: Em razão da sua grandeza territorial, costuma-se dizer que o Brasil é um país com dimensões continentais. O Brasil é um país cujo território é considerado contínuo, ou seja, não há nenhum domínio isolado do restante do país, com exceção de algumas poucas ilhas localizadas ao longo do Oceano Atlântico.
O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. ... Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Resposta: O Brasil é um Estado que está localizado em um país na América do Sul e é formado por uma Federação de entidades subnacionais, que são os estados-membros, cada um com a sua própria cultura. Assim, caracterizam-se como “mini nações” que, juntas, formam o que chamamos de nação brasileira.
O Brasil considerado um país tropical, devido ao fato de a maior parte do território brasileiro está localizado entre o trópico de capricórnio e a linha do Equador, em uma região caracteristicamente tropical.
Sim, é correto afirmar que o Brasil é um país predominantemente tropical porque se localiza na chamada zona térmica tropical. A maior parte do Brasil se encontra localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.