EQST

O Que PNAF?

O que é PNAF?

Criada há quase 20 anos, a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) trouxe consigo um conjunto de ações propostas à promoção da saúde, com base em princípios constitucionais. Dessa forma, a aquisição de medicamentos e sua devida distribuição através do SUS teve maior respaldo na legislação.

O que é eixo estratégico do PNAF?

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), também considerada eixo estratégico do PNAF, deve ser utilizada como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica.

Qual a importância da equipe multidisciplinar na atenção farmacêutica?

A importância do farmacêutico nas equipes multidisciplinares na área. Obter uma comunicação ampla do sistema de medicação possibilita aos profissionais envolvidos, condições de análise e intervenções que evitam riscos ao paciente. ... A comunicação integrada na equipe traz o resultado de um trabalho de sucesso.

Porque as medicações são importantes dentro da Unidade de Terapia Intensiva?

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), é frequente a combinação de múltiplos medicamentos justificada tanto pelo status de gravidade do paciente internado, como pelo fato de ser uma estratégia útil que visa potencializar os efeitos terapêuticos dos agentes combinados em relação ao uso isolado de cada fármaco.

Quais as drogas utilizadas na Unidade de Terapia Intensiva?

Os mais comumente empregados são o fentanil, alfentanil, sufentanil e a morfina. O uso concomitante de opioidesreduz a necessidade de outros hipnóticos. Os benzodiazepínicos (BZD) são as drogas mais amplamente utilizadas na UTI.

Para que serve o midazolam na UTI?

O midazolam injetável é indicado para induzir o sono em pacientes adultos, pediátricos, incluindo recém-nascidos, sendo utilizado exclusivamente em ambiente hospitalar como sedativo antes e durante procedimentos diagnósticos ou terapêuticos com ou sem anestesia local; pré-medicação antes da indução da anestesia para ...

Para que é usado o midazolam?

O Maleato de Midazolam comprimidos é um medicamento de uso adulto, indicado para: Tratamento de curta duração de insônia. Os benzodiazepínicos são indicados apenas quando o transtorno submete o indivíduo a extremo desconforto, é grave ou incapacitante. Sedação, antecedendo procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos.

Quais os efeitos do midazolam?

Os seguintes efeitos adversos podem ocorrer em associação a maleato de midazolam comprimidos: sonolência diurna, embotamento emocional (diminuição na habilidade de expressar-se emocionalmente), redução da atenção, confusão mental, fadiga, dor de cabeça, tontura, fraqueza muscular, falta de coordenação dos movimentos ou ...

Para que serve midazolam Injetavel?

Dormonid® injetável é indicado para induzir o sono em pacientes adultos, pediátricos, incluindo recém-nascidos, sendo utilizado exclusivamente em ambiente hospitalar como sedativo antes e durante procedimentos diagnósticos ou terapêuticos com ou sem anestesia local, como pré-medicação antes da indução da anestesia para ...

Quanto tempo dura o efeito do midazolam?

Em geral, o tempo entre a ingestão do midazolam e o adormecimento é de 20 minutos. O período do sono retorna aos padrões normais dependendo da idade do paciente. Ao despertar pela manhã, os pacientes sentem-se descansados.

Quanto tempo dura o efeito de dormonid?

Intravenosa Dormonid® deve ser titulado lentamente até o efeito clínico desejado. A dose inicial de Dormonid® deve ser administrada em 2 a 3 minutos. Deve-se esperar um tempo adicional de 2 a 5 minutos para avaliar completamente o efeito sedativo antes de iniciar um procedimento ou repetir a dose.

Como age o Midazolam no organismo?

O Midazolan é um remédio indutor do sono que atua através da depressão do sistema nervoso central, sendo usado para tratar a insônia no adulto ou como sedativo antes de uma cirurgia.

Qual o mecanismo de ação do midazolam?

Seu principal mecanismo de ação é nos receptores gabarérgicos aumentando a permeabilidade neuronal aos íons cloretos, colocando a célula em um estado de hiperpolarização. Seus principais efeitos são ansiolíticos, relaxamento muscular, amnésia e em altas doses pode causar hipnose.

Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?

Os benzodiazepínicos exercem sua ação ao ligarem-se ao receptor denominado GABA (ácido gama- aminobutírico), que é um complexo proteico mediador da principal atividade inibidora neuronal.

Qual a função dos benzodiazepínicos?

Usualmente são prescritos no tratamento de quadros agudos de ansiedade, transtorno de humor, insônia, crises convulsivas e outras condições relacionadas ao sistema nervoso central.