EQST

O Que Placides?

O que é Placóides?

Escama placoide é uma escama com estrutura parecida com a de um dente, pois é composta de esmalte, dentina, vasos e nervos. Têm origem na derme, são diminutas, podem ser substituídas e exclusivas dos peixes cartilaginosos, como as raias e cações. ... Os ferrões das raias são escamas placóides modificadas.

Como é chamado o órgão Copulador dos tubarões e arraias?

Resposta. Explicação: Clásper são dois órgãos alongados e cônicos com o formato de duas pequenas nadadeiras que funcionam como um auxiliador na cópula.

Quais os peixes Osseos?

Podemos citar como exemplos de peixes cartilaginosos o tubarão, arraia e o cação. Dentre os peixes ósseos, podemos citar o bagre, pintado e carpa.

O que é o opérculo em quais organismos estão presentes?

Estrutura presente nos peixes ósseos responsável pela proteção das brânquias. Palavra-chave: actinopterígios, respiração, proteção.

Como são chamados os peixes cartilaginosos?

Condrictes, ou peixes cartilaginosos, são peixes cuja principal característica é a presença de um esqueleto constituído predominantemente por cartilagem. Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras.

Como os peixes cartilaginosos conseguem flutuar?

O peixe regula o volume de sua bexiga natatória por meio de secreção de gás da bexiga quando afunda na coluna, ou retirando gás quando se move para cima na coluna. ... Diferentemente dos peixes ósseos que utilizam uma bexiga natatória, os peixes cartilaginosos utilizam outra estrutura para gerar flutuabilidade neutra.

Como os tubarões fazem para flutuar?

Ao contrário da maioria dos peixes, os tubarões não possuem bexiga natatória para controlar a flutuação. Neles, é o fígado que contribui para a flutuabilidade, condicionada pela relação entre o peso de um objeto na água e seu volume.

Como esta função é realizada nos peixes cartilaginosos que não possuem a bexiga natatória?

Os peixes cartilaginosos têm um fígado grande e dividido, onde ajuda o animal para que ele possa flutuar. Isso ocorre de forma relativa a sua densidade, se ele possui menor ou maior concentração do óleo. O óleo é um resultado da ação metabólica do fígado, sendo ele o responsável pelo peixe flutuar ou não.

Como os peixes cartilaginosos compensam a ausência da bexiga natatória?

O fígado dos condrictes armazenam grandes quantidades de óleo e atuam de acordo com o princípio de densidade. Como o óleo é menos denso que a água ele tende a ficar por cima, é por isso que os peixes cartilaginosos conseguem flutuar.

Que tipo de peixe tem a bexiga natatória?

Podemos dizer que a bexiga natatória funciona como uma bóia que facilita a flutuação. Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória. Assim, o tubarão, por exemplo, controla sua posição na água somente pela seu constante nado. A bexiga natatória está em contato com o sangue do peixe.

O que faz o peixe flutua?

Para algo flutuar na água é necessário que a densidade do objecto seja inferior à da água. Os peixes conseguem nadar a várias profundidades utilizando para isso um jogo entre a densidade do ar e da água. Os peixes têm um órgão especial que permite controlar a sua a profundidade a que nadam na água.