A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes.
Parônimos: exemplos de palavras parônimas
Como vimos, as palavras homófonas têm a mesma pronúncia. Exemplos: cela: cômodo pequeno / sela: assento usado para cavalgar. senso: sensato / censo: recenseamento.
Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.
Homófonas (homo: mesmo; fono: som) - pronúncias iguais, grafias diferentes. ... Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes.
Questão 3. São exemplos de palavras homófonas, isto é, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas a grafia diferente: I. chácara e xácara.
Homônimo ou homónimo (do grego homónymos através do latim homonymus) é uma palavra que tem a mesma pronúncia (homófono) e/ou a mesma grafia (homógrafo) que outra, mas que possui um significado diferente desta.
Homófonas heterográficas (ou homófonas) - são as palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Homófonas homográficas (ou homônimos perfeitos) - são as palavras iguais na pronúncia e na escrita.
A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.
A relação comum ou oposta das palavras Os sinônimos correspondem aos termos que apresentam significados similares. Já os antônimos representam palavras com sentidos contrários.
8 sinônimos de pavor para 3 sentidos da palavra pavor: 1 horror, pânico. Medo: 2 receio.