Os cimentos à base de óxido de zinco e eugenol (OZE) foram introduzidos na Endodontia em 1915 por Rickert, para serem utilizados juntamente com os cones de guta- percha ou prata na obturação de canais radiculares, são caracterizados por tomarem presa na reação entre esses componentes.
Indicado para restaurações temporárias com uma duração não maiores de 1 ano.
O IRM é uma composição reforçada à base de óxido de zinco e eugenol, indicada para restaurações provisórias de longa espera (até 2 anos) e forramento de cavidades, propiciando um atendimento rápido e de emergência no controle de cáries dentárias.
O estearato de zinco é usado principalmente nas indústrias de plástico e borracha, onde é usado como lubrificante e agente de liberação ou de esfarelamento. Ele funciona como um removedor ácido e auxiliar de processamento em algumas aplicações de poliolefina.
Os diferentes tipos de cimento odontológico disponíveis para uso clínico estão divididos em: cimento resinoso, cimento provisório, cimento de zinco, cimento endodôntico e cimento cirúrgico.
Para prepará-la, é preciso misturar a pasta base e a catalisadora. Sua secagem se dá em poucos minutos, o que reduz o tempo de trabalho do profissional. Seu uso é muito comum em restaurações metálicas fundidas, peças indiretas e outros tipos de cimentação, como a metalocerâmica.
As resinas compostas são classificadas pelo tamanho das partículas inorgânicas e sua porcentagem em volume. Podem ser macroparticuladas, microparticuladas, micro-híbridas e nanoparticuladas. Macroparticuladas - São mais antigas e já não são mais oferecidas pelo mercado com a finalidade restauradora.