A ortoépia se refere à correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais, determinando as normas que guiam a pronúncia correta das palavras. Os erros de ortoépia são chamados de cacoépia. Exemplos de erros de ortoépia: ... lagartixa (erradamente pronunciado largatixa)
Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos. A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
A importância da prosódia na compreensão de texto reside nos sinais gráficos e interjeições da escrita que fornecem ao leitor pistas meta-comunicacionais de grande relevância para a compreensão do texto. ... A prosódia está diretamente ligada à oralidade, e caracteriza-se pelo correto uso da acentuação tônica das palavras.
A prosódia relaciona-se às variações de frequência, intensidade e duração, que, durante o discurso, vão conferindo sentido ao que está sendo dito. Inclui parâmetros como entonação, acento, ênfase/proeminência, velocidade de fala e a duração dos segmentos (vocálicos ou consonantais)4.
Prosódia (do grego προσῳδία, transl. prosodía, composto de προσ, pros-, "verso", e ᾠδή, odé, "canto") é a parte da linguística que estuda a entonação, o ritmo, o acento (intensidade, altura, duração) da linguagem falada e demais atributos correlatos na fala.
A prosódia está relacionada à maneira como falamos e às intenções presentes em nosso discurso, distinguindo, assim, escrita e fala. ... A prosódia é um elemento estudado pela fonética e fonologia, ramos da Linguística que classificam os aspectos sonoros das palavras.
São eles: