O sistema ambulacrário consiste em um sistema de canais por onde passa a água do mar que tem como função principal promover a locomoção dos equinodermos. ... Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
O sistema ambulacrário é constituído pelo madreporito, ou placa madrepórica, localizado na superfície aboral. Internamente, a placa madrepórica liga-se a um canal vertical (ou pétreo) que, por sua vez, se une a um canal circular ou circum-oral.
O sistema circulatório dos equinodermos é chamado de hidrovascular. Ele é formado pelos canais ambulacrais, pés ambulacrais e ossículos. A abertura externa do sistema se dá na parte dorsal do animal pelo madreporito.
Placa madrepórica. Pequeno disco calcário, achatado e perfurado por inúmeros orifícios que permite a comunicação do sistema ambulacrário com o exterior.
Os pedicelários são fundamentais quando as espécies de ouriços-do-mar decidem cobrir o corpo com diversos materiais do meio o para se camuflarem ou para escaparem à luz. São as suas pequenas pinças que prendem os vários materiais.
Pé ambulacrário (ou podia; singular: podium) é a designação dada em biologia aos pequenos túbulos com ventosas que funcionam como um eficiente sistema de locomoção dos equinodermes. ... O Sistema Ambulacrário também serve para transportar nutrientes pelo corpo do animal.
Sistema ambulacrário, também conhecido por sistema ambulacral ou sistema hidrovascular, é um sistema exclusivo dos equinodermos, com funções na locomoção, no transporte de substâncias, na respiração, na eliminação de fezes, na circulação e na percepção do meio externo pelo animal.
A contração das ampolas empurra a água para os pés ambulacrários, provocando sua distensão; o relaxamento das ampolas provoca retração dos pés. Portanto, é dessa maneira que é feita a locomoção dos equinodermas.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais que vivem no ambiente marinho e destacam-se por seus representantes, em sua maioria, apresentarem o corpo repleto de espinhos ou projeções pontiagudas. ... Os equinodermos são organismos triblásticos, celomados e deuterostômios.
Os cordados representam o grupo de animais do filo Chordata. ... A característica principal deste filo é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
Significado de Endosqueleto substantivo masculino [Biologia] Esqueleto ou estrutura interno de um animal.
Significado de Molusco substantivo masculino Terceira grande classe do reino animal, que compreende seres de corpo mole, quase sempre recoberto por uma concha calcária. Alguns são dotados de movimento. Quase todos os moluscos são ovíparos e muitos são hermafroditas.
Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. ... O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.
A respiração nos moluscos pode ser cutânea, branquial ou pulmonar. Na maioria desses animais, a membrana do manto é vascularizada e permite que ocorram trocas gasosas entre a corrente sanguínea e a água.
A principal característica dos animais deste Filo é o corpo mole, daí o seu nome Mollusca, que deriva do latim mollis = mole. Estes animais podem aparecer na sua casa ou no seu prato, assim como nas questões de Biologia do Enem, do Encceja e dos vestibulares.
No sistema circulatório aberto, o sangue circula além dos vasos sanguíneos, podendo circular por espaços ou lacunas entre os órgãos, já no sistema circulatório fechado, o sangue circula somente dentro dos vasos sanguíneos.