O sigmoide, ou porção pélvica, é a seção que liga a porção transversal do intestino grosso ao reto. Recebe o nome "sigmoide" pela sua aparência que lembra a letra "S" do alfabeto grego (sigma). O nome "porção pélvica" refere-se à região em que se encontra.
A causa exata da retocolite ulcerativa é desconhecida. Anteriormente, acreditava-se que a dieta e o estresse podiam estar entre as causas da doença, mas agora sabe-se que isso pode apenas agravar o problema, e não causar a colite ulcerativa. Uma possível causa é um distúrbio do sistema imunológico.
A gastrite enantematosa, também conhecida como pangastrite enantematosa, é uma inflamação na parede do estômago que pode ser causada por uma infecção pela bactéria H.
Por definição, colite é a inflamação do Cólon. Mas hoje em dia o termo é associado a diversas causas. Cada uma delas é uma patologia diferente, com indicações distintas. Em uma definição ampla, a colite é uma inflamação intestinal que causa ocorrências como a alternância entre diarreia e prisão de ventre.
A colite é uma inflamação intestinal que provoca sintomas como alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre e que pode ser causada por uma intoxicação alimentar, estresse ou infecções bacterianas.
-Frutas cozidas, suco de limão diluído, suco de maçã e água de coco são permitidos; -Evitar o consumo de hortaliças cruas e leguminosas(feijão, grão de bico, ervilha). Prefira as verduras cozidas.Na fase mais grave da diarréia também as evite; -Evitar carnes gordurosas e preparações que contenham gordura.
Habitualmente mamão papaia não faz mal para nenhum paciente que seja portador de uma doença inflamatória intestinal, mas por ser um alimento com fibras, pode ser recomendado que seja evitado temporariamente se o paciente estiver tendo crises de diarreia.
Açúcar, mel, melado em excesso, evitar adoçantes à base de sorbitol, xilitol, manitol, eritritol. Alho, cebola, sal e ervas naturais em maior quantidade (os naturais). Alho, cebola, sal e ervas naturais em pouca quantidade, molho de tomate feito em casa (sem pele e sem semente) ou polpa de tomate.
Assim, durante uma crise de colite, é importante aumentar as quantidade de proteína ingeridas, sendo recomendado ingerir 1,2 a 1,5 g por cada quilo de peso. As proteínas a consumir devem ser baixas em gordura e, por isso, o ideal é apostar em peixes, ovos, frango e peru sem pele.
Na fase ativa da doença com sintomas como diarreia, a pessoa que foi diagnosticada com colite deve evitar todos os alimentos picantes e condimentados, como pimenta, páprica, shoyu, mostarda e ketchup. Isso ocorre porque eles podem irritar ainda mais a mucosa intestinal.
Apesar de números e fatos tão gritantes, saiba que é possível detectar o câncer colorretal em seus estágios iniciais, quando a possibilidade de cura chega a 95%. Para isso, basta realizar um exame de rotina, que avalia a presença de sangue oculto nas fezes.