A definição que Max Weber traz é que ¹“o Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território.” Em outras palavras, o Estado é a única entidade que possui o poder genuíno de lançar mão do uso da força como forma de intervenção, caso se ...
A IDÉIA DE JUSTIÇA EM MARX São formas de conscientização de relações sociais determinadas e agem no sentido de dar-lhes inteligibilidade e expressar uma normatividade que corresponda às necessidades sociais.
A visão mais difundida no meio marxista acerca do direito é a que – por ser ele parte da superestrutura - o toma como mero reflexo das relações econômicas da sociedade. O modo produção da vida material condiciona a vida social e política, sendo, em última instância, o determinante absoluto do direito.
Logo, a alienação compreende o não questionamento das ideologias e as suas amplas aceitações, sem perguntar se aquilo é correto, errado, ou ainda, se a ideia é prejudicial para que a dissemina. A alienação pode ser perigosa para quem não questiona suas ações e pensamentos diante do mundo.
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
Na sociedade capitalista contemporânea, a classe dominante encontrou uma forma muito eficiente de disseminar sua ideologia através da indústria cultural. Indústria cultural é a forma de produção de arte, cultura e informações na sociedade capitalista, voltada para a lógica econômica.
Em qualquer lugar do mundo, a escola e a Igreja são organizações culturais importantíssimas na transmissão da ideologia. Deve-se ainda lembrar os jornais, a televisão, as revistas, os partidos políticos e todas as instituições.
O modo de produção capitalista não necessita,para funcionar,de uma ideologia particular dominante, isto é, aceita ou professada pela maioria da população, pois o capitalismo opera a partir do puro interesse material e, por isso mesmo, pode tolerar qualquer ideologia hostil, até mesmo o marxismo-leninismo que prega sua ...
Na prática, a ideologia dominante é representada pelos ideais pregados pela classe dominante, que é composta por pessoas ricas, ou seja, aquelas que possuem um elevado padrão social. Desse modo, esse tipo de ideologia é presente no Sistema Capitalista de Produção.
Marx e outros pensadores entendem a ideologia como um processo que promove uma falsa consciência da realidade, dando aos sujeitos uma sensação de pertencimento e afinidade dentro de um sistema cultural, econômico, político e social excludente (capitalismo). ... Esse processo foi chamado de hegemonia por Gramsci (1978).
Especificamente para a análise marxista, dentro do sistema capitalista, classe dominante corresponde à burguesia, ou seja, refere-se especificamente à classe social detentora dos meios e da capacidade de organizar a produção capitalista, ainda que não necessariamente tenha o controle total do processo de expansão ...
Na teoria marxista, a classe dominante é a burguesia, detentora dos meios de produção. A classe dominada é o proletariado, que não tem os meios de produção, mas participa com a principal engrenagem para manter o sistema produtivo: a sua força de trabalho.