A coleta seletiva é apenas o processo de separação e destinação dos materiais de acordo com suas características de reciclagem. Já a logística reversa é um processo mais complexo que contempla também o retorno dos resíduos à cadeia produtiva sob a forma de insumo ou produto final.
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo ficam cada vez mais evidentes, pois entre outras coisas, aliviam os aterros sanitários e lixões, já que grande parte dos resíduos sólidos gerados podem ser reaproveitados.
Os resíduos orgânicos precisam ser separados de todos os demais tipos de lixo para que, depois da sua decomposição, possam transformar-se em adubo por meio do processo de compostagem. Essa prática de separação possui várias vantagens.
– Coleta seletiva: além de separar o que é reciclável do que não é, quando possível, separe em recipientes de cores diferentes: papel, plástico, vidro, metal, lixo orgânico e materiais não recicláveis. Outras dicas: Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão.
São as Estações de Transbordo, locais onde o lixo é descarregado dos caminhões compactadores em um fosso e, depois, colocado com escavadeiras em uma carreta que leva todo o resíduo para o Aterro Sanitário, seu destino final. Cada carreta transporta o equivalente a carga de 3 caminhões de coleta de lixo.
O lixo reciclável precisa ser descartado limpo e seco, enquanto os rejeitos (o chamado lixo comum) devem ser destinados a aterros sanitários controlados.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
Em geral, o processo de coleta seletiva de lixo reciclável em SP ocorre em esquema de coleta porta a porta, onde agentes passam nas casas retirando os resíduos já separados, ou via PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), local em que qualquer pessoa pode deixar os sacos com o lixo reciclável.
As ações acontecem todos os sábados, de acordo com a programação das subprefeituras. No dia programado, os munícipes devem colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência.
É o sistema de recolhimento dos resíduos sólidos residenciais orgânicos e não orgânicos, o chamado "lixo doméstico", realizado em caminhões compactadores, conforme frequência e período pré-estabelecidos. Cada equipe de coleta é composta por um motorista e três coletores.
A coleta é feita em dois turnos distintos: o turno DIURNO, que começa a partir das 7h, com intervalo de 1hora para o almoço dos funcionários, e o NOTURNO, que começa a partir das 18h.
Coleta dos resíduos é realizada em dois turnos, às 7 e às 18h. Descumprimento da lei pode valer multa no valor de R$ 57. Os moradores da cidade de São Paulo devem cumprir os horários para disponibilizar o lixo em frente às suas residências, sob risco de multa, informou o SPTV.