EQST

O Que O Princpio Da Congruncia Ou Adstriço?

O que é o princípio da congruência ou adstrição?

O que se entende por Princípio da Congruência ou Adstrição? - Mariana Egidio Lucciola. Princípio da congruência ou adstrição refere-se à necessidade do magistrado decidir a lide dentro dos limites objetivados pelas partes, não podendo proferir sentença de forma extra , ultra ou infra petita .

É defeso ao juiz proferir sentença a favor do autor?

460. É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que Ihe foi demandado.

O que é o princípio da Congruencia no processo civil?

O princípio da congruência é velho conhecido de concurseiros mais antigos. Presente tanto no processo civil quanto no penal, é ele quem estabelece que o magistrado deve decidir a causa dentro dos limites delimitados pelas partes. Caso fuja, a sentença será extra, ultra ou infra petita.

O que é uma decisão extra petita?

Já a sentença extra petita pode ser definida como a sentença que julga algo diferente daquilo que foi pedido, analisando questão diversa da que foi pleiteada, sendo estranha, inclusive à causa de pedir (vício de qualidade).

O que é sentença extra petita e ultra petita?

a) Sentença extra petita: o juiz concede algo distinto do que foi pedido na petição inicial. ... Neste caso, o recurso cabível para sentença extra petita é a apelação, requerendo a anulação da sentença. b) Sentença ultra petita: é aquela que o juiz ultrapassa o que foi pedido, ou seja, vai além dos limites do pedido.

O que fazer quando a sentença e extra petita?

Da sentença extra petita proferida pelo juiz, caberá o recurso de apelação (art. 513 do CPC) fundamentado em erro de procedimento, devendo o recorrente pleitear a anulação da decisão combatida.

Qual o prazo para interposição de embargos infringentes?

10 dias

Quem tem legitimidade para interpor embargos infringentes ou de nulidade?

Os embargos infringentes e de nulidade são recursos manejados exclusivamente pelo réu a fim de desafiar acórdão de segunda instância (em sede de apelação, recurso em sentido estrito ou agravo em execução) desfavorável a seu interesse, que julgou o feito de forma não unânime.