O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. ... O termo Cinismo tem origem no grego kynismós, que significa "como um cão" e reflete a forma de vida dos adeptos dessa filosofia.
Uma pessoa cínica, em sua totalidade, é inteligente e com humor elevadíssimo. Tem a capacidade de observar a realidade do ambiente que a cerca e de conhecer e perceber um acontecimento rapidamente. Não confia nas pessoas, na realidade, suspeita de todos.
Sua filosofia partia do princípio de que a felicidade não depende de nada externo à própria pessoa, ou seja, coisas materiais, reconhecimento alheio e mesmo a preocupação com a saúde, o sofrimento e a morte, nada disso pode trazer a felicidade.
Hoje, através de desvios de significado, este termo se refere àqueles desprovidos de vergonha e de qualquer sentimento de generosidade em relação à dor do outro. Mas não por acaso, pois os cínicos desejavam se desprender de todo tipo de preocupação, inclusive com o sofrimento alheio.
O pirronismo defendia que se deve contentar com as aparências das coisas, desfrutar o imediato captado pelos sentidos e viver feliz e em paz, em vez de se lançar à busca de uma verdade plena, pois seria impossível ao homem saber se as coisas são efetivamente como aparecem.
Diógenes de Sínope
Atribui-se aos cínicos também um modo de fazer filosofia por meio do humor, visando a desestabilização do interlocutor em um debate. Esse é um dos motivos pelo qual os cínicos ficaram conhecidos por esse nome, com um humor sarcástico.
4. Quais dos filósofos fizeram parte da escola helenística dos cínicos? a) Aristóteles e Diógenes de Sínope.
A filosofia helenística estende-se, em um primeiro momento, da morte de Alexandre (323 a.C.) ao fim da República Romana e à vitória de Augusto na Batalha de Ácio, portanto durante aquilo que historiadores da cultura convencionaram como helenismo.
Quais das correntes filosóficas abaixo podem ser consideradas do período helenístico: * a-platonismo e neoplatonismo. b-estoicismo, epicurismo e modismo. c-epicurismo, cinismo, estoicismo e pirronismo (ceticismo)
Os estoicos defendiam a abstinência de emoções destrutivas como paixões, fantasias, tristeza, gula, etc. ... Um sábio deveria viver apenas a partir de elementos simples e úteis de acordo com sua perspectiva de vida estoica, mantendo sua neutralidade de humor perante as adversidades.
1. Relativo ao estoicismo; austero; impassível.