“Tudo bem cozinhar o espinafre no vapor ou salteá-lo rapidamente”, ensina. “Até porque o vegetal cru tem oxalato, que prejudica o aproveitamento de nutrientes”, ensina.
Para comer cru, no preparo de saladas ou suco verde, substitua o espinafre cru pela couve-manteiga. Outros bons substitutos são a rúcula e o agrião.
A maioria das receitas pede por folhas de espinafre... Mas e o talo? O truque é picar fininho, fazer um refogado, juntar uns ovos e está garantido a refeição! Afinal, na cozinha saudável não há espaço para desperdício.
As pessoas, por não saberem utilizar ou por falta de hábito, acabam descartando os talos, mas eles são tão nutritivos ou mais do que as folhas. São ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes como os polifenoides.
A recomendação é consumir pelo menos uma porção, cerca de meio prato de sobremesa, três vezes por semana. Para aumentar a absorção de minerais, é recomendado ingeri-lo com outros alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas. O espinafre pode ser consumido em saladas, smoothies, cozido e em molhos.
Rico em antioxidantes “Beber suco de espinafre é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de antioxidantes”, diz a especialista. Ela lembra que os antioxidantes neutralizam as moléculas instáveis chamadas radicais livres, protegendo contra o estresse oxidativo e doenças crônicas.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).
Temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho, ou ainda, inibir a atividade peptidolítica das enzimas bacterianas.
Uma dica: retire a espuma que se forma em cima da fervura, isso pode deixar a geleia amarga. Por fim, acrescente as cascas da laranja. Mas ante, para tirar aquele gosto forte da fruta, coloque as cascas em uma panela com água, junto com uma colher de bicarbonato de sódio. Assim que ferver, lave as cascas em água fria.
Pegue uma panela pequena com água, coloque a casca de limão dentro e deixe ferver. Não deixe a casca cozinhar, para mantê-la crocante deixe separado uma vasilha com água e gelo. A água da panela vai ficar esverdeada, e assim que a ferver, com uma escumadeira retire as cascas e coloque-as direto na água com gelo.
A dica é cortar o jiló em pedaços e deixar de molho em um pouco de água com 2 colheres de sopa de Vinagre Minhoto por cerca de 30 minutos. Depois é só escorrer e o jilo já está pronto para o uso. Você pode fazer, por exemplo, uma deliciosa fritada de jiló ou até uma omelete de jiló!১৫ মে, ২০১৫
Coloque os limões cortados e 300 ml de água em um liquidificador e bata por 1 minuto. Coe a mistura batida em uma peneira de líquidos. Adicione o restante dos 700 ml de água no suco coado, coloque açúcar a gosto e bom refresco. Pode guardar na geladeira pelo tempo que desejar, não amarga.
Durante o processo de extração do suco, ocorre o rompimento da casca e do albedo da laranja e a “contaminação” do suco com alguns compostos presentes nessas estruturas, denominados flavonoides, responsáveis pelo desenvolvimento do sabor amargo.
Os principais benefícios da tangerina para o organismo são:
Leve ao fogo uma panela com água e espere ferver. Depois junte a fruta e cozinhe por 5 minutos. Retire do fogo, escorra e água e repita o procedimento por mais 3 vezes. Desse jeito conseguimos eliminar o gosto amargo da fruta.
Corte as cascas da tangerina e deixe de molho por 2 / 3 dias, trocando a água sempre que possível. Em uma panela média, leve as casquinhas para ferver e repita o processo 3 vezes (tanto o molho quanto a fervura servem parar tirar o amargo da casca).
O consumo da casca da tangerina pode ser feito através do preparo de um chá e para isso é necessário que as cascas sejam desidratadas. O processo é feito colocando-as em uma forma e deixando-as ao sol por alguns dias.
As folhas e a casca da mexerica são famosas por darem bons chás. O chá das folhas é considerado calmante. Já com a casca, ele é usado para auxiliar no processo de digestão, acalmar o estômago e aliviar o estresse. Acompanhado de gengibre e alfazema, pode ser um bom aliado para quem está resfriado.
Desidratar
15 maneiras de reaproveitar a casca da laranja
10 usos e benefícios da casca de laranja para a saúde