O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica.
→ Icterícia patológica Esse tipo de icterícia, diferentemente da icterícia fisiológica, surge até 24 horas após o nascimento. É desencadeada em razão de anormalidades hepáticas, biliares ou metabólicas, infecções e incompatibilidade no sistema ABO e Fator Rh.
ICTERÍCIA FISIOLÓGICA o maior eritropoiese inefetiva; o aumento da circulação enterohepática; Page 2 o menor captação da bilirrubina plasmática; o menor conjugação da bilirrubina indireta (BI); o redução na excreção hepática de bilirrubina.
Se o bebê apresenta sintomas da icterícia patológica - com diversas áreas do corpo amareladas, principalmente, a região das perninhas e pés - é fundamental que ele seja levado com urgência ao pediatra. Caso não seja tratada, a icterícia pode provocar uma lesão no sistema nervoso central, mais precisamente no encéfalo.
Danos cerebrais por icterícia – patologia denominada kernicterus – trazem seqüelas como surdez e problemas motores, e podem inclusive levar à morte.
Tipos de icterícia:
3 Remédios caseiros para icterícia
Como tratar: a fototerapia com luz fluorescente é útil para reduzir a quantidade de bilirrubina no sangue. Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados.
A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Quanto mais bilirrubina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.
- Adultos: -Direta: 0,00 a 0,30 mg/dL -Indireta: 0,20 a 0,80 mg/dL -Total:0,20 a 1,10 mg/dL - Bilirrubina total - Recém-nascido prematuro: 1 dia: 1,00 a 8,00 mg/dL 2 dias: 6,00 a 12,00 mg/dL 3 - 5 dias: 10,00 a 14,00 mg/dL - Bilirrubina total - Recém-nascido A TERMO: 1 dia: 2,00 a 6,00 mg/dL 2 dias: 6,00 a 10,00 mg/dL ...
Os valores de referência do exame da fosfatase alcalina variam com a idade, devido ao crescimento: Crianças e adolescentes: < 2 anos: 85 - 235 U/L. 2 a 8 anos: 65 - 210 U/L.