O Músculo Orbicular da Boca é composto em quadrantes independentes ( superior, inferior, esquerdo e direito) que cooperam de muitas maneiras independentes na grande variedade de ações labiais. Cada quadrante consiste em uma grande parte marginal e uma parte labial.
Nosso rosto tem 11 músculos, você sabia?
Face (do termo latino facie), também conhecida como rosto, é a parte frontal da cabeça, onde se encontram o nariz, olhos, boca, bochechas etc.
As causas e origens que levam a uma pessoa ter dor no rosto são variadas. Podem ser sinusites, problemas ou abscessos dentários, disfunções na articulação da mandíbula, neuralgia do trigêmeo e até mesmo um acidente cerebral vascular.
Neuralgia do trigêmeo é uma dor facial intensa devido à disfunção do 5º nervo craniano (nervo trigêmeo). Este nervo transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação. A causa geralmente é uma artéria posicionada de modo anormal que comprime o nervo do trigêmeo.
O nervo maxilar é o ramo intermediário do nervo trigêmeo sendo inteiramente sensitivo. Distribui-se para: dura-máter, parte da mucosa nasal, mucosa do palato duro e mole, região da bochecha e lábio superior.
O nervo trigêmeo (trigémeo) é o quinto nervo craniano e possui três divisões bem definidas: o ramo oftálmico, o ramo maxilar e o ramo mandibular. Os ramos oftálmico e maxilar contém apenas fibras sensitivas, enquanto o ramo mandibular possui tanto fibras sensitivas quanto fibras motoras.
Possui inervação sensorial nas seguintes áreas: córnea e globo ocular (via nervos longo ciliares e nervo lacrimal), septo nasal (via nervos etmoidais anterior e posterior), pálpebras, tecido conjuntivo e fáscia da glândula lacrimal (via nervo lacrimal).
O forame palatino maior (FPM) conduz o nervo palatino maior, responsável pela inervação da região posterior do palato duro. O conhecimento morfométrico do FPM é indispensável nas intervenções anestésicas exigidas em processos cirúrgicos.