Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Veja a seguir as principais características desses grupos!
Como exemplos de artrópodes, podemos citar as abelhas, lacraias, escorpiões, aranhas, lagostas e caranguejos....A divisão mais conhecida e trabalhada nos livros didáticos, no entanto, é aquela que agrupa os artrópodes em cinco grupos:
Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos (insetos), as aranhas (aracnídeos), os caranguejos (crustáceos), as centopeias (quilópodes) e os piolhos-de-cobra (diplópodes).
Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes. Alguns representantes são muitos conhecidos, tais como os besouros, borboletas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas, entre outros.
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Os artrópodes apresentam um exoesqueleto quitinoso que protege o animal. O filo Arthropoda é um filo extremamente diversificado, sendo considerado o maior grupo de animais do planeta! ... O exoesqueleto dos artrópodes é formado por quitina, um polissacarídeo composto por monômeros de N-acetilglicosamina.
O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes – característica que define esse grupo e seu sucesso – com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento.
ecdise
Existe mais de uma forma de exoesqueleto, nos artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos etc.), esse esqueleto é formado por duas camadas, a primeira é a procutícula, que é a parte interna e é composta por proteínas e quitina. Essa camada é responsável pela rigidez e resistência do exoesqueleto.
Existem dois tipos de esqueleto nos seres vivos: o endoesqueleto (é o que os vertebrados possuem, ele é revestido por tecido epitelial e possuem ossos e cartilagens) e o exoesqueleto, uma estrutura esquelética que se localiza fora do corpo do ser vivo, ou seja, é um esqueleto externo.
O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular. Veja a seguir mais informações sobre essas duas porções do esqueleto. Observe as partes que fazem parte do esqueleto axial e aquelas que fazem parte do esqueleto apendicular.