O ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com a linguagem e suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, após o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento.
Português, nossa língua materna.
Língua Materna não se aprende Não se aprende Língua Materna, ela é adquirida. A Língua Estrangeira é aprendida e não é natural ao círculo familiar. ... Ficamos na escola aprendendo regras específicas da língua que, muitas vezes, não são aplicadas nem aplicáveis à maioria das interações sociais.
Uma língua estrangeira é "um idioma não falado pela população de um determinado local, por exemplo, não apenas o Inglês, mas também o japonês antigo tardio são uma língua estrangeira no Japão".
Um dado interessante sobre as provas do Enem é que, cerca de 60% dos candidatos escolhem Espanhol como língua estrangeira. Porém, os alunos que optam pelo Inglês apresentam um melhor desempenho na prova. A média de acertos de questões de Inglês é de 45% e a de Espanhol de apenas 34%.
Por sua similaridade com o português, parte dos candidatos acredita que mesmo sem um conhecimento mínimo do idioma, o espanhol é mais fácil que o inglês para responder as questões do Enem. Mas, ainda segundo o Inep, em todo o Brasil, a média de acerto em inglês é de 45%, enquanto em espanhol o número cai para 34%.