O engenheiro de Aquicultura é o profissional que projeta, executa e supervisiona a criação de animais e outros organismos aquáticos.
De acordo com o guia de profissões do Portal IG, o salário inicial de um engenheiro de aquicultura é de aproximadamente R$ 2.
Atua no cultivo de peixes, camarões, ostras, mexilhões, rãs e algas. Colabora na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas. Prepara tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo.
Quais as principais modalidades da aquicultura?
Segundo dados do IBGE para o ano de 2015, a produção de peixes de água doce é a principal categoria dentro da aquicultura brasileira respondendo por 84% da produção aquícola do País.
As dificuldades para regularização das pisciculturas estão ligadas à dificuldade de acesso ao crédito, pois as instituições financeiras não concedem crédito a empreendimentos que não possuem licenciamento ambiental.
Fiperj. Mundialmente, a piscicultura assume importância cada vez maior na produção de alimentos, com uma taxa de crescimento de 10% ao ano. ... As técnicas de manejo em piscicultura apoiada as inovações tecnologias, elevam a produtividade incrementando a renda do produtor rural.
A piscicultura gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 55,4% da produção do país. Os peixes nativos, liderados pelo tambaqui, participam com 39,8% e outras espécies com 4,6%.
Segundo Medeiros, o motivo de a tilápia ser um peixe tão especial é a fácil criação. Por ser uma espécie doméstica, ela permite colocar de 150 a 200 peixes por metros cúbicos em tanque rede, pois irá se adaptar ao ambiente facilmente. Em função dessa fácil adaptação, atualmente a espécie está presente em 140 países.
Sistema de cultivo do pintado amazônico no Mato Grosso O sistema mais utilizado na produção do pintado amazônico no Mato Grosso é o semi-intensivo, com produtividades que podem variar de 10 a 30 toneladas por hectare/ano.
Rondônia, Roraima e Pará (região Norte), Mato Grosso (região Centro-Oeste) e Maranhão (região Nordeste) são os maiores produtores de peixes nativos do Brasil.
Os peixinhos-do-buraco-do-diabo são provavelmente os peixes mais raros do mundo e sua população foi reduzida para 35 indivíduos em 2013. Desde então, os pesquisadores fizeram uma descoberta inovadora no ambiente onde são criados em cativeiro.
Na América do Sul, os principais países produtores são o Peru e o Chile.
a China
A Noruega é o o maior produtor de pescado da Europa ocidental.
Atualmente, a lista é composta por: Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia e Irã.
Arábia Saudita
Lista de países por reservas de petróleo
Paraná amplia liderança Entre os Estados, o Paraná cresceu em 18,7% a produção de peixes de cultivo em 2019, liderando com 154.
De acordo com a EMBRAPA, os peixes mais cultivados no Brasil atualmente são: