Sempre que um óxido ácido é colocado para reagir com um óxido básico, ocorre a formação de apenas um sal (Y), que é formado pela interação entre o metal do óxido básico, que é o cátion do sal, e um ânion, resultante da interação entre o óxido e a água. Esse ácido apresenta o ânion carbonato (CO3-2).
Caso em um experimento seja adicionado água a um ácido o mesmo ficará menos concentrado. Nesse caso a água irá interagir diretamente com o ácido. ... Então o ácido ficará menos concentrado, a água fará o processo de diluição do ácido, contribuindo para a diminuição da sua acidez e neutralizando-o.
Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc. Observe que, em geral, os óxidos ácidos são formados por ametais, que são elementos com alta eletronegatividade.
A precipitação com elevada acidez ocorre quando em um determinado lugar há uma elevada concentração de gases como o dióxido de enxofre e nitrogênio na atmosfera que em contato com gotas de água suspensas no ar, reagem formando ácidos que, ao precipitar, dão origem à chuva ácida.
Porque é desse modo que a água se forma no interior das nuvens. Com o calor, a água deixa a superfície da Terra e passa a se acumular na atmosfera, em forma de vapor. Essas gotículas são tão leves que flutuam como poeira em suspensão – e assim são formadas as nuvens. ...