24 de janeiro de 1965
O atual primeiro-ministro é Boris Johnson, do Partido Conservador....Primeiro-ministro do Reino Unido.
Resposta. "A rainha reina, mas quem governa é o parlamento". Iniciando com o governo de Elizabeth I o governo inglês era uma Monarquia Absolutista, ou seja, um rei (no caso uma rainha) com poderes absolutos sobre tudo e todos.
Jaime II & VII
O poder absoluto da monarquia teve fim em 1215, com a assinatura da Magna Carta, assinada pelo Rei João. O monarca Eduardo I criou, assim, o Parlamento inglês. ... O título de monarca britânico, assim, passa a cumprir um papel básico dentro da estrutura política britânica. O poder político agora é exercido pelo Parlamento.
Resposta. A atual monarca é Isabel II, que ascendeu ao trono em 6 de fevereiro de 1952 após a morte de seu pai rei Jorge VI. ... Como monarca constitucional, ele ou ela está limitado a funções apartidárias como a outorgação de honras e nomeação do primeiro-ministro.
Monarquia parlamentarista
Explicando de maneira bem resumida e simplificada, a Inglaterra tem Prime Minister (Primeiro Ministro) e não President (Presidente) devido à forma de governo adotado. Na Inglaterra, vigora o Parlamentarismo (Parliamentary system), que difere da forma adotada pelo Brasil, o Presidencialismo (Presidential system).
O Canadá é uma monarquia constitucional, sendo que a atual monarca reinante do Canadá é a Rainha Elizabeth II. Nos termos da Constituição, a Rainha é a Chefe de Estado, sendo representada no Canadá pelo Governador-geral do Canadá, nomeado pela Monarca sob proposta do Primeiro-ministro canadense.
O Absolutismo Inglês iniciou-se com a dinastia Tudor (1485-1603) e encerrou com o fim do governo de Jaime II em 1688, quando Guilherme de Orange invadiu a Inglaterra, jurou o Bill of Rights (Declaração dos Direitos) e instaurou a monarquia parlamentar em substituição à monarquia absolutista.
Centralização do poder nas mãos do monarca, que controlava a política, a justiça e a economia da Inglaterra. Controle do monarca sobre a religião. Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica e criou a Igreja Anglicana. Luta entre as dinastias pelo controle do poder.
No reinado de Eduardo I (1272-1307), oficializou-se a existência do Parlamento. ... Comandada pelo rei, conforme os limites impostos pelo Parlamento, a Inglaterra tornar-se-ia um dos países mais poderosos da Europa, a partir do século XVI. Até hoje, a Inglaterra é uma monarquia parlamentarista.
Em 1625 o poder é passado ao filho de Jaime, Carlos I que, seguindo o comportamento de seus descendentes, intensifica a perseguição religiosa e fortalece o absolutismo. Essa postura rígida do rei Carlos incomoda o Parlamento e as classes sociais e gera uma guerra.
O absolutismo surgiu no início da Idade Moderna com a consolidação dos Estados Nacionais e com o surgimento de novas demandas da classe mercantil. Diferente do que acontecia no período medieval, durante o absolutismo o poder real era pleno. O controle do poder de toda a nação ficava sob o comando do rei.