O cimento portland de alta resistência inicial (CP V – ARI) tem a peculiaridade de atingir altas resistências já nos primeiros dias da aplicação. ... O clínquer é o mesmo utilizado para a fabricação de um cimento convencional, mas permanece no moinho por um tempo mais prolongado.
Em que fase da fabricação do cimento Portland é adicionado gipsita e com qual finalidade? Qual a quantidade típica da adição de gipsita? No momento da moagem, tem função de aumentar o tempo de pega.
O principal constituinte do cimento Portland é o clínquer Portland, material resultante da calcinação a aproximadamente 1450ºC de uma mistura de calcário e argila e eventuais corretivos químicos de natureza silicosa, aluminosa ou ferrífera, empregados de modo a garantir o quimismo.
Ele é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”. ... Por ser um material inerte, ela não reage quimicamente com os outros elementos da fórmula – ao contrário, engrossa a mistura impedindo que o cimento rache.
Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.
Permeabilidade; Retração; Calor de hidratação; Tempo de pega (retardar ou acelerar);...Esses elementos podem ser encontrados na natureza ou produzidos artificialmente, são eles:
A resistência do concreto à compressão , para um mesmo cimento, sofre influência de alguns fatores, como: fator água/cimento, idade do concreto, forma e dimensão do corpo de prova e qualidade dos materiais. A resistência do concreto aumenta com sua idade, conforme se observa na Figura 06.
O Cimento portland é produzido a partir de mistura, calcinação e moagem de materiais calcários e argilosos em certas proporções.
Tecnicamente, o calor de hidratação pode ser definido como o calor liberado pelo concreto através de um processo exotérmico, no caso a reação do cimento com a água. Um processo exotérmico nada mais é do que uma reação química em que há transferência de energia do interior de um objeto para o meio exterior.