O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Significado de Gerundismo substantivo masculino Uso exagerado do gerúndio como recurso discursivo, composto pela transformação verbo conjugado em um gerúndio: "vou transferir a sua ligação", ao invés do gerundismo "vou estar transferindo a sua ligação". Etimologia (origem da palavra gerundismo). Gerúndio + ismo.
Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.
É correto usar o gerúndio quando se quer expressar uma ideia ou ação que ocorre no momento de outra no futuro. Logo, podemos dizer: “Amanhã, quando você estiver fazendo a apresentação, eu estarei realizando os meus exames.”
Os casos onde o gerúndio pode ser empregado normalmente, sem caracterizar gerundismo trata-se de uma ação que está em curso ou demonstrar uma ideia de progressão indefinida.