O ânion gap (também conhecido como intervalo aniônico ou hiato aniônico) nada mais é do que a diferença entre os cátions presentes no sangue (principalmente sódio) e os ânions (principalmente bicarbonato e cloro), ou seja, é o “buraco” entre um e outro.
A fórmula usada para seu cálculo é: AG = [(Na+ + K+) – (Cl- + Bicarbonato)] • Anion gap corrigido (AGc): é o cálculo do AG cor- rigido pela albumina e pelo lactato, que estão quase sempre alterados (hipoalbuminemia e hiperlactatemia) em pacientes criticamente enfermos14,15.
EXCESSO DE BASE Este valor é fixo, e funciona como uma espécie de valor de referência esperado para a soma das bases. Se todas as bases somadas não corresponde ao valor de referência do Buffer Base, esse excesso é o Base Excess.
Corrigir se pH < 7,10 ou Bicarbonato < 10mEq/L. Bicarbonato necessário = (15-Bic. Total) x peso (kg) x 0,3.
Bicarbonato de Sodio - Posologia POSOLOGIA: Via Intravenosa: - Adultos e crianças maiores (em parada cardíaca): inicialmente 1mEq por kg de peso, podendo-se repetir dose de 0,5mEq por peso a cada 10 minutos. - Adultos (em acidose metabólica): 2 a 5mEq por kg de peso pelo período de 4 a 8 horas.
De maneira geral, o uso de Bicarbonato de Sódio está indicado quando pH