Classificação de Imagens O conjunto de características espectrais de um "pixel" é denotado pelo termo atributos espectrais. Os classificadores podem ser divididos em classificadores "pixel a pixel" e classificadores por regiões.
CÁLCULO DE NDVI NO QGIS No comando Adicionar imagem raster, inserir as imagens Landsat correspondentes às Bandas 3 e 4; para realizar o cálculo de NDVI acesse o menu Raster >> Calculadora Raster. O QGIS realizará o cálculo e em seguida mostrará a nova imagem gerada com as informações de NDVI.
Como É Calculado O NDVI? Seu cálculo se faz com a seguinte fórmula: NDVI = (NIR-Vermelho) / (NIR+Vermelho), onde NIR é uma luz quase infravermelha e Vermelho é uma luz vermelha visível. Há um grande número de ferramentas GIS online gratuitas que lhe permitem calculá-lo instantaneamente.
Na maioria dos casos, os valores NDVI entre 0,2 e 0,4 correspondem a áreas com vegetação esparsa; vegetação intermediária tende a ter valores entre 0,4 e 0,6; qualquer classificação acima de 0,6 indica uma alta possibilidade de folhas verdes.
Dentro da gama de ferramentas disponíveis para uso no sensoriamento remoto, o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), ou em português Índice de Vegetação por Diferença Normalizada se destaca por seus resultados apresentarem alta relação com aspectos fisiológicos e nutricionais das plantas.
O NDVI é obtido através da razão entre a diferença da reflectância do infravermelho (IVP) e do vermelho (V) pela soma das mesmas variáveis. Esse cálculo resulta em um índice que varia entre -1 e 1. Na prática o valor representa a presença de vegetação, quanto maior ele é, maior é quantidade vegetativa do local.
EVI é Enhanced Vegetation Index que significa Índice de Vegetação Melhorado. É um cálculo que leva em consideração o vermelho e infravermelho como o NDVI mas utiliza a banda do azul para descontar influências atmosféricas no índice.
NÍVEIS DE COLETA DE DADOS Os dados de sensoriamento remoto podem ser coletados em diferentes níveis: terrestre; aéreo; orbital.
Para criar o mapa é necessário ter a seguinte base cartográfica: uso e ocupação do solo e limites das APP (margem de rio, nascentes, declividade, topo de morro…). As informações de cursos d'água, nascentes, declividade e topo de morro foram extraídas/elaboradas a partir das imagens de Radar SRTM.