De uma simples conversa inocente, a samaritana encontra o Salvador que transforma a sua vida. Ela experimenta a total acolhida, sem discriminação, ódio ou rancor, mas a oferta de uma vida nova. Jesus pede para dar; pergunta para responder; sente sede para se oferecer como água viva.
O encontro de Jesus com a mulher samaritana em Sicar, perto do poço de Jacó, é bem conhecido. ... E aquela samaritana, visando cumprir bem a sua missão, nos deixa uma importante lição. A passagem diz que ela, quando parte rumo à cidade para anunciar que o Messias estava ali perto, deixa o cântaro.
E foi assim que Jesus a encontrou e a salvou. “Senhor, disse-lhe a mulher: Vejo que tu és profeta. Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar” (vv 19,20).
A mulher samaritana, antes de ter um Encontro com Jesus, se alimentava de “passado” e só conseguia ver um futuro muito distante: “Quando o Messias vier nos anunciará todas as coisas...” Mas, naquele momento, ela pôde compreender que Jesus não se preocupa apenas com o nosso futuro, mas também com o nosso momento atual.
Os samaritanos são um pequeno grupo étnico-religioso originários da Samaria. ... A religião dos samaritanos baseia-se no Pentateuco, tal como o judaísmo. Contudo, ao contrário deste, o samaritanismo rejeita a importância histórica de Jerusalém. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmud dos judeus.
Significado de Samaritano substantivo masculino Indivíduo que é natural da Samaria. [Figurado] Quem tem um bom coração; pessoa muito caridosa; salvador. Etimologia (origem da palavra samaritano). Do latim samaritanus.
Jesus é a água da vida porque o homem é um sedento mortal. ... O salmista também expressa a sua imensa alegria em ter o Senhor Deus como aquele que o sacia a sua sede espiritual: “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!
Significado de Fluirão Fluirão vem do verbo fluir. O mesmo que: brotarão, decorrerão, dimanarão, derivarão, circularão.
A água é fonte da vida. ... É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
A água simboliza purificar e lavar. Se por imersão, ainda assim deve haver o derramamento de óleo sobre o batizado, simbolizando o derramar e lavar do Espírito Santo e o ser revestido de Cristo. , muda-se vida - morte para o mundo, e levanta para a vida em Jesus.
No batismo cristão, a água é símbolo da vida nova, da purificação dos pecados. Jesus promete a uma mulher samaritana uma água viva que sacia a sede de eternidade, (Jo 4, 7-15).
O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo, a porta da vida no Espírito. O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água a pessoa ou derramar água sobre a cabeça, invocando a Santíssima Trindade, isto é, realiza este nascimento a partir da água e do Espírito.
O sal no tempo de Jesus (como também nos nossos tempos) era usado no alimento para dar-lhe sabor e usado como adubo na terra para produzir fertilidade. O "sal" tornou-se um símbolo da "sabedoria bíblica", que justamente era a arte de "dar sabor e fertilizar" a criação.