A HbA é a forma principal e nativa da hemoglobina (Hb), sendo que a HbA0 é o principal componente da HbA. Na prática, esta corresponde à chamada fração não-glicada da HbA. Por outro lado, a HbA1 total corresponde a formas de HbA carregadas mais negativamente devido à adição de glicose e outros carboidratos.
Sendo assim, os valores da hemoglobina glicada são interpretados da seguinte forma:
Junto com comer alimentos saudáveis vem o conceito de controle de carboidratos para controlar os níveis de A1C. Comer muito carboidrato de qualquer fonte de alimento pode significar mais açúcar no sangue e A1C mais alto. Tente comer a mesma quantidade de carboidratos em suas refeições e lanches todos os dias.
É importante citar, que outros estudos não menos importantes demonstraram que os pacientes que evoluem com hemoglobina glicada menor ou igual a 6% ou aqueles que cursam com hemoglobina acima ou igual a 8% tem maior risco de doença cardiovascular quando são comparados aos pacientes que mantém entre 6 e 8%.
Quando medir: Pode ser solicitado antes e depois de refeições e de exercícios, antes de dormir e às vezes até no meio da madrugada. Circunstâncias como alterações na medicação ou na rotina podem fazer com que o médico mude o esquema temporariamente. Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).