Ideologia neutra Trata-se da versão clássica do termo ideologia, concebida por Destutt de Tracy, um pensador que rejeitava as concepções espirituais e invisíveis como explicativas do pensamento. Ele era adepto da corrente materialista, que atribui as ideias e ações humanas somente a causas naturais e materiais.
Em suma, a pedagogia crítico-social dos conteúdos defende a prática de uma educação escolar por meio da qual professores e alunos construam através dos conteúdos de ensino uma consciência crítica para transformação da sociedade, valorizando os processos mentais e as habilidades cognitivas do educando.
José Carlos Libâneo é o criador do termo Pedagogia Crítico social dos conteúdos, seus pensamentos estão relacionados à teoria da educação, didática, formação de professores, ensino e aprendizagem, organização e gestão da escola. Atualmente, desenvolve pesquisas dentro da teoria histórico-cultural.
a ênfase à utilização de recursos audiovisuais no ensino e o desenvolvimento de componentes de instrução programada; a avaliação somativa e periódica (visando a verificar/mensurar o atingimento dos objetivos previamente elaborados);