Gerenciamento de Riscos é o processo de identificação, análise e resposta a fatores de risco ao longo da vida de um projeto, no melhor interesse de seus objetivos. A gestão adequada dos riscos implica no controle proativo de eventuais acontecimentos futuros.
As 6 etapas do gerenciamento de riscos eficiente:
Neste artigo, iremos repassar as seis fases nas quais o guia PMBOK decompõe o trabalho de todo o gestor de riscos: planejamento, identificação, análise qualitativa, análise quantitativa, planejamento da resposta e monitoramento.
Processos industriais são procedimentos envolvendo passos químicos ou mecânicos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens, usualmente em grande escala. Processos industriais são os componentes chave da indústria pesada.
O processo industrial consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofícios de produção dentro de instalações (a fábrica), usando máquinas, energia e trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria que será posta à venda.
Desenvolve métodos e processos de fabricação por meio de estudo de tempos, layout, mão de obra, equipamentos e fluxo de atividades, a fim de identificar problemas e melhoria nos processos e garantir qualidade.
Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização de processos, contínuos ou discretos, localizados predominantemente no segmento industrial. Contudo, também abrange, em seu campo de atuação, instituições de pesquisa, segmento ambiental e de serviços.
O que o Assistente de Processos faz? Realiza diagnósticos para mapeamento de fluxograma, estruturação e descrição detalhada do processo. Elabora e divulga o procedimento relativo ao processo desenvolvido, identificando a oportunidade de melhoria e otimização do processo e da prática existente.