A Função Emotiva ou Expressiva caracteriza-se pela subjetividade, pela mensagem que tem como objetivo emocionar. A função emotiva é uma entre as seis funções da linguagem: Função Referencial, Função Poética, Função Fática, Função Conativa e Função Metalinguística.
Características função emotiva Primeiramente, a comoção é o foco dessa mensagem, e a construção do texto é carregado de reticências, interjeições, exclamações. A primeira pessoa pode ser empregada no singular, ou no plural, desde que esteja em evidência o emissor da mensagem.
Assim, o autor utiliza-se de uma função da linguagem conhecida como função metalinguística, que pode ser definida como: A função que dá ênfase ao código, ou seja, quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem.
Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.
6) Função metalinguística É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem. Exemplo: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
c) atividade metalingüística – capacidade de falar sobre a linguagem, descrevê-la e analisá-la como objeto de estudo (a gramática convencional).
A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código. O que melhor define e caracteriza essa função é o uso da metalinguagem. Ela pode ser encontrada num vídeo que tenha como tema filmes, uma música ou um poema que fale sobre música ou poema, respectivamente.
A Função Conativa, também chamada de função apelativa, se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem.
Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar. A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras.
Podemos afirmar que a função metalinguística não tem o objetivo de significar por si, mas sim o objetivo de dizer o que o outro significa. Conhecer as funções da linguagem pode contribuir para o entendimento de cada mensagem enunciada em um contexto comunicacional, seja ele linguístico ou não.
A principal característica da função metalinguística é o fato de a mensagem estar centrada no próprio código. Cada função tem um foco em um dos elementos da comunicação e, para a função metalinguística, nada é mais importante do que a própria palavra e seus desdobramentos.
A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
a) A função metalingüística revela-se, em ambos os textos, na problematização da poesia e da palavra, indiciada no primeiro texto pelas alusões: “digo da palavra”, “demito o verso” e nas quadras antológi- cas de Fernando Pessoa: “O poeta é um fingidor”, “E os que lêem o que ele escreve”, “dor lida”, refe- rências ao ...
A função poética da linguagem, um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson, tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
A funcao metalinguista da linguagem esta associada com o elemento codigo da linguagem. Na escrita, a metalinguagem se refere a um texto explicando como se escrever um texto, ou a um poema sobre como estruturar um poema.
Gramática. A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.
Significado de Emotivo Particularidade da pessoa que se emociona com facilidade: agia sempre de um modo emotivo. substantivo masculino Pessoa sensível, que se emociona facilmente. Etimologia (origem da palavra emotivo). A palavra emotivo deriva do latim "emotus", pelo francês "émotif", que tende a emoções.
Sempre que elaboramos uma mensagem escolhemos um modo para tal, a isso damos o nome de função comunicativa, a escolha de como elaborar uma mensagem escrita ou falada. Existem as seguintes maneiras ou funções: FUNÇÃO EMOTIVA: Toda comunicação elaborada com uso opinativo, linguagem lírica.
A função da linguagem que predomina no poema é a função poética. Este verso confirma a função poética: "Um galo sozinho não tece uma manhã:". Podemos fazer essa afirmação, pois a função poética é centrada na mensagem.
De forma simples, podemos compreender a função metalinguística da linguagem é aquela onde a linguagem trata de si própria, sendo que um exemplo comum disso são os verbetes e os dicionários, além de filmes que falam sobre filmagens.
João Cabral de Melo Neto Identifique um verso que comprove isso. a) função metalinguística/os fios de sol de seus gritos de galo.
Nesse caso, a função predominante é a função referencial ou informativa. Você nunca viu cinema assim. ... Nesse tipo de texto, o foco está no destinatário e o predomínio é da função conativa ou apelativa.
Linguagem literária é aquela que tem a intenção de emocionar o leitor, e para isso utiliza uma linguagem com sentido figurado. ... Portanto, poemas são construídos com uma linguagem literária.
O que é linguagem poética Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.
2 – a) A tradução mencionada no poema é a do próprio eu-lírico, de seu comportamento e da sua própria compreensão. ... c) As funções predominantes no poema são: a função emotiva retratada na confusão do sentimento e a função poética ao retratar a preocupação com a transmissão da ideia.