Que ou o que perdeu a razão; louco, insano. Que ou o que é contrário ao bom senso.
Assim, uma pessoa sensata é aquela que consegue tomar as decisões mais benéficas (ou minimamente prejudiciais) a todos os envolvidos, especialmente nas circunstâncias mais complexas ou delicadas.
Insensato significa aquele que não é são, ou seja, que age de modo inconsequente, sem ter um bom senso das suas atitudes. O insensato é aquele que é insano, anormal, uma pessoa de difícil trato e entendimento. Também costuma ser chamado de desequilibrado e irresponsável.
Ação que resulta da ausência de prudência; imprudência: uma insensatez que lhe custou muito. Etimologia (origem da palavra insensatez). In + sensatez.
Maneira ponderada de abordar um assunto vulnerável ou difícil. Comportamento da pessoa que é discreta, que revela discrição. Etimologia (origem da palavra sensatez). A palavra sensatez deriva da junção de sensato, e do sufixo -ez.
Temos aí outro caso claramente sistematizado na nossa ortografia: substantivos abstratos formados a partir do acréscimo de “-ez” ou “-eza” são grafados com “z” (“estupidez”, “sensatez”, “escassez”, “flacidez”, “fraqueza”, “pureza”, “limpeza” etc.).