As mulheres que possuem um útero didelfo podem engravidar e ter uma gravidez saudável, no entanto existe um maior risco de ocorrer um aborto ou o nascimento de um bebê prematuro, em relação a mulheres que têm um útero normal.
O ginecologista Christopher Ng afirma que mulheres com dois úteros "não é algo tão raro quanto parece". O médico diz que um exame pélvico pode revelar esse fenômeno, conhecido como útero didelfo que é, na verdade, uma malformação uterina.
Conhecido popularmente como “útero duplo”, o útero didelfo é uma anomalia congênita caracterizada pela presença de dois úteros no organismo e que podem apresentar aberturas distintas ou ter o mesmo colo uterino.
O útero didelfo é uma das malformações uterinas que ocorre devido a falha da fusão lateral dos canais müllerianos, formando dois colos uterinos e dois corpos uterinos.
Um útero, que apresenta um formato semelhante ao de uma pera, em sua condição normal, apresenta cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura (dimensões modificadas durante uma gravidez).
Quando o colo do útero é curto, o risco de trabalho de parto prematuro aumenta. Isso ocorre porque o colo do útero pode não se manter fechado como deveria durante a gravidez.